1ª jornada de 2022

A primeira jornada de 2022 foi inteiramente dedicada à sementeira de bolota. Começámos assim o ano com uma bolotada, que só não foi uma expressiva contribuição para a grande bolotada ibérica porque os voluntários eram em número reduzido. Mas, se não foi grande em número de bolotas, foi-o certamente em dedicação e entusiasmo.

As bolotas estiveram durante 24 horas mergulhadas numa solução repelente de roedores (Coyote®), à base de plantas, para dissuadir os principais agentes do insucesso das sementeiras, sobretudo agora que a escassez de alimento é maior. O inconveniente é que essa solução é irritante para a pele e as mucosas, pelo que há que ter cuidados acrescidos.

As bolotas a semear, depois de estarem um dia de molho em repelente de roedores. (C)

Os trabalhos decorreram em dois locais algo distantes um do outro. De manhã, semeou-se uma área na mata da Altri Florestal que será alvo de reconversão do eucaliptal. Esta área, com c. de 6500 m2, fica junto a outra, já fora da mata, onde o projecto trabalha desde 2009, na zona do Cambedo. Nesta já se encontra uma bela mancha de carvalhal, embora as mimosas ainda se possam observar. Na área nova, para além dos rebentos de eucalipto, que ainda lá se encontram, havia uma densa mancha de háquea-picante, cujas plantas tinham sido cortadas antes do corte do eucaliptal. Felizmente, parece que a grande maioria dessas plantas não rebentou, embora num caminho aberto para a retirada da madeira se encontrem muitas germinadas. Por outro lado, o solo ficou densamente coberto pelas plantas de háquea cortadas, para além das ramadas de eucalipto, o que muito dificultou o trabalho de sementeira.

Área semeada de manhã na zona do Cambedo
Perspectiva da área semeada, ainda com rebentação de eucalipto (que será posteriormente removida)
Logo ali ao lado a área de carvalhal onde a intervenção do projecto se iniciou em 2009.
A grande dificuldade dos trabalhos residiu na abundante presença de háqueas cortadas no chão.
Voluntário semeando, num cenário dominado por rebentos de eucalipto e ramadas de eucalipto e háquea depositados.
Voluntário em acção
Germinação de háqueas, felizmente circunscrita ao caminho recentemente aberto (solo perturbado…). Têm que ser arrancadas até à Primavera!
Decompositores… (C)

À tarde a pequena equipa deslocou-se até ao Lousadelo, para semear mais uma área, com cerca de 9000 m2 (já tínhamos semeado outra área aí, numa jornada anterior). Aqui, é claro, a dificuldade maior é o declive, que é muito elevado. Por outro lado, já por aqui ocorrem plantas, com origem tanto na sementeira de 2019/20 (carvalhos), como na plantação, sobretudo de arbustos, realizada nessa mesma época, pelo que se trata agora de uma operação de adensamento. Os trabalhos prolongaram-se por toda a tarde, e, pelo final desta, já havia pernas a queixarem-se. Já se sabe, estes trabalhos em encostas inclinadas, mesmo aparentemente leves, não são para todas as pernas. Mas um bom lanche no final permitiu recuperar, pelo menos as forças para regressar a casa!

Área semeada à tarde (Lousadelo)
Perspectiva da encosta, ainda com alguma rebentação de eucalipto, que será removida em breve.
Arbusto (folhado) aqui plantado em 2020.
Murta, esta, espontânea, que por aqui se conseguiu aguentar durante as várias décadas que esta área teve eucaliptal.
É impossível as decompositoras não continuarem a chamar a atenção!
Numa toiça de eucalipto…
Agora brancas como a neve!
Com uma “ideia” diferente de todas as restantes!
Se fosse comestível, tínhamos almoço!
Este é uma coisa realmente estranha: parece que sai da toiça por um orifício!
Calma, são as últimas decompositoras! (C)
Um belo carvalho, possivelmente resultante da sementeira de 2019/20.
A equipa do dia

Obrigado a todos os voluntários, e ao Christian (C) pelas suas fotos. Voltaremos ainda em Janeiro, para outra memorável jornada. A ver se somos mais dessa vez…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: