Pequeno balanço de 2021

Agora que 2021 acabou, é tempo de um pequeno balanço.

O ano, foi, já se sabe, atípico. No Inverno praticamente não se realizaram jornadas voluntárias. As de Primavera começaram como começa a funcionar um motor que esteve muito tempo parado, ou seja com vagar e dificuldade, e mais ou menos assim continuaram até ao final do ano. Em 2021 tivemos 73,5 participações voluntárias (incluindo coordenação), quando houve anos em que chegámos a ter mais de 200. No Inverno foi apenas uma participação, meia jornada com dois voluntários. E, no entanto, há tanto para fazer no Inverno!

Na Primavera regressaram, se não em força, com alguma regularidade, as jornadas voluntárias. Nelas se realizaram trabalhos de cuidado das árvores, remoção de invasoras e outros trabalhos de gestão, como arrumação de ramadas e gestão de espontâneas, desde a Lavandeira ao Vale de Barrocas. Foi também na Primavera que tivemos a reportagem do Porto Canal e se realizou a habitual jornada de visita à área de intervenção.

A jornada de visita foi um dos raros momentos em que um grupo grande se reuniu

Também a destacar, foram retirados (por terceiros) eucaliptos e invasoras do Vale da Estrela e da encosta do Pedaço, áreas bastante difíceis devido ao declive, e onde os voluntários realizaram também trabalhos de seguimento.

No Verão continuaram os trabalhos de remoção de invasoras e eucaliptos, com destaque para a Ribeira do Tojo, numa área atingida pelo incêndio de 2017 e para o Vale de São Francisco. Também se deram cuidados às árvores, sobretudo as mais recentemente plantadas. Tivemos um dia dedicado à colónia de férias Ser+ do Luso, e, é claro, celebraram-se os 15 anos de trabalho do Projecto Cabeço Santo, desde a jornada inaugural, em Setembro de 2006.

Os 15 anos do projecto decorreram numa área que teve melhorias dramáticas ao longo dos anos de intervenção: a Ribeira do Tojo

O Outono iniciou-se em modo de reflexão, com um encontro sobre a floresta nativa, e continuou com a colheita de bolota, que o ano foi “boloteiro”, pelo menos o suficiente. Logo a seguir, continuou com a sementeira, em conjunto com o trabalho das invasoras e os cuidados das árvores instaladas, em particular as da bolotada anterior, dois anos antes. Com a participação voluntária a ressentir-se da chegada do Inverno (ou da actividade viral associada à chegada do Inverno…), as jornadas tenderam a ser menos participadas. Mas continuou-se a semear bolotas, a remover invasoras, a fazer gestão de espontâneas, a cuidar das árvores instaladas.

No Outono voltámos às bolotadas

Na vertente associativa, a Associação Cabeço Santo atingiu e superou os 100 associados, o que lhe permite tornar-se ONG de ambiente. O processo burocrático já foi iniciado e deverá estar concluído em 2022. Avançou-se na elaboração de protocolos com as entidades parceiras, Quinta das Tílias, Altri Florestal e Quercus, no sentido de formalizar parcerias que na prática já funcionam no terreno. Também está em preparação uma parceria com as Construções Botaréu e a Câmara Municipal de Águeda para gestão e desenvolvimento de actividades num terreno junto à cidade de Águeda. Pelo lado menos positivo, a associação não conseguiu ainda angariar apoios que lhe permitam ter um papel mais interventivo no terreno, concretamente ao nível da contratação de trabalhos profissionais. Os protocolos propostos prevêem que este tipo de intervenções seja partilhado pelos parceiros, que com efeito têm aplicado o esforço possível. Mas há tanto para fazer, que chega para todos.

E mais um ano chegou ao fim!

Naturalmente, um relatório mais detalhado e quantificado da vida associativa será elaborado por ocasião da próxima Assembleia Geral.

E agora, que 2021 terminou, abracemos 2022!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: