Ser voluntário é uma das formas mais activas e atractivas de colaborar, porque é mutuamente compensadora: é positiva para o projecto, pelo trabalho realizado, e é positiva para o participante, pela camaradagem, sentimento de pertença e aprendizagem.
A forma mais fácil de colaborar como voluntário é participar numa jornada de voluntariado. A associação promove jornadas de voluntariado ao longo de todo o ano com um calendário anunciado no início de cada Estação do ano.
Para ser voluntário numa jornada de voluntariado de Sábado basta enviar uma mensagem para cabsanto@gmail.com até à Quinta-feira à noite anterior ao Sábado da jornada. Esta data limite é importante porque, como a alimentação é fornecida pela associação, é necessário tempo para a preparar. O Seguro de acidentes pessoais também é contratado durante o dia de Sexta.
Na primeira inscrição os voluntários devem indicar:
- Nome completo
- Data de nascimento
- NIF (cidadãos portugueses) ou nº de Documento Nacional de Identificação (DNI) (cidadãos de outros países)
- Local de partida
- Informação sobre se necessita de boleia ou se a pode proporcionar a outros voluntários que partam do mesmo local
As primeiras três informações são necessárias para a efectivação do seguro e as últimas para podermos coordenar os meios de deslocação e assim minimizar o custo e o impacto das deslocações. Nas inscrições subsequentes já não é necessário repetir aquelas informações, porque ficam registadas. Basta a indicação da data da participação.
Normalmente, uma primeira mensagem de confirmação da realização da jornada é enviada aos inscritos ainda na Quinta-feira à noite. Se houver dúvidas quanto às condições para a realização da jornada (meteorológicas, por exemplo), nova mensagem é enviada durante o dia de Sexta (véspera da jornada).
Calendário de jornadas para o Inverno de 2023:
- Janeiro: 7 e 21
- Fevereiro: 4 e 18
- Março: 4 e 18
As jornadas de voluntariado iniciam-se pelas 9:15 da manhã (salvo indicação em contrário) e o ponto de encontro é a sede da Quinta das Tílias em Belazaima. Nos meses mais quentes faz-se uma paragem mais prolongada a seguir ao almoço e termina-se normalmente mais tarde, entre as 18 e as 18:30h. Nos meses mais frios termina-se mais cedo, entre as 17 e as 17:30h.
As refeições podem ser de comida cozinhada, se for viável e prática a deslocação a um local apropriado para o efeito, ou podem ser em forma de piquenique, se for no campo. As refeições são sempre ovo-lacto-vegetarianas.
Para além das jornadas agendadas e abertas a todos, também se podem realizar jornadas especiais para grupos, por exemplo de associações ou empresas, que se organizem para o efeito. Para propor a organização de uma jornada especial, envie uma mensagem para cabsanto@gmail.com.