Voluntariado

Ser voluntário é uma das formas mais activas e atractivas de colaborar, porque é mutuamente compensadora: é positiva para o projecto, pelo trabalho realizado, e é positiva para o participante, pela camaradagem, sentimento de pertença e aprendizagem.

A forma mais fácil de colaborar como voluntário é participar numa jornada de voluntariado. A associação promove jornadas de voluntariado ao longo de todo o ano com um calendário anunciado no início de cada Estação do ano.

Para ser voluntário numa jornada de voluntariado de Sábado basta enviar uma mensagem para cabsanto@gmail.com até à Quinta-feira à noite anterior ao Sábado da jornada. Esta data limite é importante porque, como alimentação é fornecida pela associação, é necessário tempo para a preparar. O Seguro também é contratado durante o dia de Sexta.

Na primeira inscrição os voluntários devem indicar:

  • Nome completo
  • Data de nascimento
  • NIF (cidadãos portugueses) ou nº de Documento Nacional de Identificação (DNI) (cidadãos de outros países)
  • Local de partida
  • Informação sobre se necessita de boleia ou se a pode proporcionar a outros voluntários que partam do mesmo local

As primeiras três informações são necessárias para a efectivação do seguro e as últimas para podermos coordenar os meios de deslocação e assim minimizar o custo e o impacto das deslocações.

Calendário de jornadas para o Inverno de 2019/20:

  • Janeiro: 11 e 25
  • Fevereiro: 8 e 22
  • Março: 7

As jornadas de voluntariado iniciam-se pelas 9 da manhã e o ponto de encontro é a sede da Quinta das Tílias em Belazaima. Nos meses mais quentes faz-se uma paragem mais prolongada a seguir ao almoço e termina-se normalmente mais tarde, entre as 18 e as 18:30h. Nos meses mais frios termina-se mais cedo, entre as 17 e as 17:30h.

As refeições podem ser de comida cozinhada, se for viável e prática a deslocação a um local apropriado para o efeito, ou podem ser em forma de piquenique, se for no campo. As refeições são sempre ovo-lacto-vegetarianas.

Para além das jornadas agendadas e abertas a todos, também se podem realizar jornadas especiais para grupos, por exemplo de associações ou empresas, que se organizem para o efeito. Para propor a organização de uma jornada especial, envie uma mensagem para cabsanto@gmail.com.