Última jornada de 2021

A última jornada de 2021 foi inteiramente dedicada à sementeira de bolota: uma bolotada! Aproveitando o facto de ter chovido quase toda a semana e de o solo se encontrar húmido, semearam-se bolotas numa área do Lousadelo, de facto uma secção desta área que ainda tem bastante rebentação de eucalipto, mas que irá sendo retirada à medida que as novas árvores se forem estabelecendo.

Área de trabalho da jornada

A equipa distribuiu-se ao longo da encosta para tentar varrer a área de forma uniforme e fazer uma sementeira relativamente densa. A parcela do Lousadelo, com uma área de 3 ha de terreno não susceptível de ser mobilizado para plantação, devido ao seu elevado declive, já tinha sido semeada em 2019, e de facto alguns locais já apresentam uma boa cobertura de árvores (sobretudo carvalhos e sobreiros) mas outros, como a parte semeada nesta jornada, ainda têm poucas (como sabemos, a sementeira é uma operação de resultados incertos).

As bolotas encontravam-se em boas condições e esperamos que a sementeira seja bem-sucedida. Mas é um trabalho que tem a particularidade de não se ver no imediato: um grupo de 4 ou 5 pessoas num dia inteiro em actividade chega ao fim e… nada se vê! De facto, é necessário esperar pelo menos 6 meses para se ver algo e, como já sabemos, o resultado é sempre incerto.

Bolotas a semear
Sementeira, entre rebentos de eucalipto
Bolota para a posteridade
Carvalho instalado, provavelmente com origem na bolotada de 2019

Pelo caminho, numa zona de eucaliptal já antigo e biologicamente empobrecida, algumas surpresas: os fungos estão agora muito viçosos e, inesperadamente, encontraram-se duas pequenas plantas de azevinho!

Um azevinho no meio do eucaliptal! Raro!
Uma estranha floresta: fungos!
Detalhe da “floresta” de fungos
Numa velha toiça de eucalipto
Outro fungo bem diferente
Fungos e musgos

E foi assim que, 5 voluntários de manhã e 4 à tarde percorreram cuidadosamente uma área de cerca de 1 ha, semeando alguns milhares de bolotas. Ficaremos muito satisfeitos se 10 a 15% dessas bolotas derem origem a árvores… Logo veremos.

Para terminar a jornada ainda se deram cuidados a algumas árvores já estabelecidas, e este sempre é um trabalho em que se vêm resultados de imediato!

Cuidando de uma árvore estabelecida
Pronta para mais uma época de crescimento!
Equipa do dia: de facto de manhã foram cinco, mas como a foto se tirou só no final do dia…

Obrigado a todos os voluntários e à Oirana pelas suas fotos. O ano voluntário terminava assim. Foi, pelo segundo ano consecutivo, um ano atípico. Mas o balanço virá lá mais para o final de 2021.

One Reply to “Última jornada de 2021”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: