A última jornada e as próximas

A última jornada voluntária (22/1) foi fortemente condicionada, logo no seu início, devido a uma emergência familiar do coordenador. Foi pena, porque havia uma promissora equipa de mais 5 voluntários, que ainda se orientaram como puderam no terreno durante a manhã, indo até às encostas da Lavandeira e do Pedaço semear bolotas e procurar eucaliptos (para os cortar, claro!). Mas, pelo meio dia, confirmava-se a indisponibilidade de coordenação para o resto do dia, e claro, uma orquestra não pode passar o concerto inteiro sem maestro! As fotos seguintes são do João Paulo Pedrosa.

Voluntários na Lavandeira/Pedaço a semear bolotas. Parece que não encontraram os eucaliptos!
Ei-los aqui, já regressados à base.
Os voluntários Jorge Bacelar e Abel Barreto com as bolotas (e o bolo) que sobraram.

Para “compensar”, temos todo o gosto em convidar os leitores deste artigo a visitarem uma exposição de um dos voluntários do dia – o Jorge Bacelar – no Ateneu Comercial do Porto. Chama-se “Ruralidades”, está patente até 28 de Fevereiro, e… vale bem a pena!

Olhemos agora para o futuro: o Inverno já vai quase a meio, mas, como é bem sabido, a chuva escasseia. Temos previsto um trabalho de plantação de árvores na Costa da Malhada /Bicas de Aguadalte, junto ao terreno aí adquirido pela Quercus em 2006, e, para esse trabalho, seria bom contar com um número acrescido de voluntários. Gostaríamos de o iniciar já a 5 de Fevereiro, data da próxima jornada, mas, chegados aí e não se prevendo chuva para os 10 dias seguintes, é demasiado arriscado, pois que se trata de uma encosta voltada a sul.

Trabalho não falta, é certo, e uma generosa participação voluntária é sempre bem-vinda. Se não pudermos plantar árvores, faremos na próxima jornada trabalhos de manutenção das árvores instaladas, quer das plantadas, quer das rebentadas após o incêndio de 2017, sobretudo na zona de Vale de Barrocas.

As pequenas árvores, rebentadas ou plantadas, requerem atenção durante anos.

Até breve, no Cabeço Santo, faça chuva ou faça sol!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: