Na jornada de 26 de Setembro celebrou-se o Dia da Floresta Autóctone (passado a 23), e, como é “tradição”, dedicou-se este dia à primeira acção de plantação da época. E não só, mas já lá vamos…
A jornada foi participada por um generoso número de voluntários coordenados e incentivados pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia do Ambiente (NEEA) da Universidade de Aveiro, tendo aderido 13 participantes. A estes juntaram-se dois voluntários locais de manhã e dois coordenadores da ACS.
A jornada decorreu na Costa da Malhada, uma encosta voltada para o Vale de São Francisco onde c. de 4 ha foram preparados em 2021 para plantação. Ainda nesse ano se plantaram as primeiras árvores, mas o grosso delas foi para a terra já no Inverno de 2022, sobretudo com sobreiros e medronheiros. Não obstante o ano meteorológico difícil que tivemos, essas árvores tiveram uma taxa de sobrevivência excepcional, sobretudo os sobreiros. Contudo, estes têm a inconveniente tendência, quiçá própria das árvores plantadas, de não crescerem com o eixo central direito, e também de formarem ramificações, às vezes vigorosas, muito junto ao pé. Então, um dos trabalhos aqui necessários era o cuidado dos sobreiros: desramação, colocação de estacas e ataduras.
Deste modo, aproveitando o numeroso número de voluntários, o grupo dividiu-se em três: um primeiro sub-grupo deu início às plantações, que foram de duas espécies de arbustos ainda aqui escassamente plantadas: lentisco e murta. Um segundo sub-grupo cuidou dos sobreiros plantados, e também de um ou outro medronheiro que chamava a atenção. Finalmente, um terceiro sub-grupo foi cortar eucaliptos de origem seminal para uma zona de solo marginal contígua, uma zona não mobilizada para plantação.










Durante o dia os voluntários foram rodando entre os sub-grupos para diversificarem os seus trabalhos.
No final do dia tinham sido plantados um pouco mais de 200 arbustos, cuidados muitos sobreiros e cortados muitos eucaliptos. O solo estava em boas condições de humidade e, a chuva prevista para Domingo (que, agora, já podemos confirmar, veio!), preparava-se para dar às plantas uma boa rega de instalação. Por isso, estas plantas parecem ter chegado ao terreno no melhor momento! O futuro o confirmará.

Tinha sido uma excelente jornada. Obrigado aos voluntários presentes e ao NEEA! A próxima é já a última jornada de Outono, e de 2022! Aproveitem!
Parabéns! Bom Trabalho!