Uma jornada a cuidar das árvores

A jornada de 6 de Fevereiro, participada por 3 voluntários, foi inteiramente dedicada ao cuidado das árvores instaladas desde 2010 na zona da Ribeira do Tojo.

Estas árvores, que começaram a ser plantadas nesta memorável jornada, vieram ocupar uma área que estava delas quase totalmente desprovida, depois de removidas as mimosas e os eucaliptos que a preenchiam densamente. O Ribeiro de Belazaima parecia então uma simples vala…

Depois das plantações e muitos anos de cuidados, nesta jornada fizeram-se desramações, retiraram-se algumas árvores mais débeis (ao mesmo tempo que se dava espaço às que ficam) e cortaram-se mimosas, a maior parte delas já secas ou parcialmente secas, depois de terem sido descascadas ou desvitalizadas. Foi um trabalho em que a moto-serra e a podadora trabalharam quase ininterruptamente. E ainda houve tempo para fazer algum corte de silvado com moto-roçadora, para “libertar” árvores “afogadas” em silvado. Nos primeiros anos, o controlo do silvado foi realmente o calcanhar de Aquiles da gestão de toda esta extensão ribeirinha (de c. de 800m), mas agora o ensombramento das árvores já cumpre bem essa função.

Os primeiros trabalhos desenrolaram-se em torno do painel nº 7 da Estação da Biodiversidade
Os trabalhos foram depois avançando para jusante
O Ribeiro de Belazaima hoje, bem diferente do que era há 12 anos.
Mais ou menos o mesmo local em Janeiro de 2010
Voltando a 2022, os voluntários retiram um tronco de mimosa do ribeiro.

O trabalho decorreu o dia todo com muita dinâmica e pouco tempo para fotos. Quando se deu por terminado, já escurecia, e a última foto foi obtida já na penumbra.

A equipa do dia
Última foto, obtida já ao escurecer

O tempo, é claro, vai muito seco, e nem pensar em plantar árvores. Vamos ver como evolui por alturas da próxima jornada e se já dá para plantar (para o que, já ficou manifestado, precisamos de muito mais de 3 voluntários!). Até breve e obrigado aos voluntários presentes.

One Reply to “Uma jornada a cuidar das árvores”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: