A jornada de 6 de Fevereiro, participada por 3 voluntários, foi inteiramente dedicada ao cuidado das árvores instaladas desde 2010 na zona da Ribeira do Tojo.
Estas árvores, que começaram a ser plantadas nesta memorável jornada, vieram ocupar uma área que estava delas quase totalmente desprovida, depois de removidas as mimosas e os eucaliptos que a preenchiam densamente. O Ribeiro de Belazaima parecia então uma simples vala…
Depois das plantações e muitos anos de cuidados, nesta jornada fizeram-se desramações, retiraram-se algumas árvores mais débeis (ao mesmo tempo que se dava espaço às que ficam) e cortaram-se mimosas, a maior parte delas já secas ou parcialmente secas, depois de terem sido descascadas ou desvitalizadas. Foi um trabalho em que a moto-serra e a podadora trabalharam quase ininterruptamente. E ainda houve tempo para fazer algum corte de silvado com moto-roçadora, para “libertar” árvores “afogadas” em silvado. Nos primeiros anos, o controlo do silvado foi realmente o calcanhar de Aquiles da gestão de toda esta extensão ribeirinha (de c. de 800m), mas agora o ensombramento das árvores já cumpre bem essa função.





O trabalho decorreu o dia todo com muita dinâmica e pouco tempo para fotos. Quando se deu por terminado, já escurecia, e a última foto foi obtida já na penumbra.


O tempo, é claro, vai muito seco, e nem pensar em plantar árvores. Vamos ver como evolui por alturas da próxima jornada e se já dá para plantar (para o que, já ficou manifestado, precisamos de muito mais de 3 voluntários!). Até breve e obrigado aos voluntários presentes.
Iniciativa muito louvável. só temos é de descobrir qual forma de mobilizar mais pessoas para se associarem a esta e a todas as demais iniciativas semelhantes.
Obrigado.