No dia 4 de Setembro realizou-se a jornada de aniversário do projecto: 15 anos de trabalho sem interrupções senão as originadas por causas externas. Outros marcos importantes desta data são a recente ultrapassagem do número de 100 associados da Associação Cabeço Santo, que abre caminho ao seu reconhecimento como ONG de Ambiente, e a actualização de diversas páginas (sobretudo menus “O Projecto no presente” e “Participar”) deste portal www.ecosanto.com, para que associados novos e antigos estejam bem informados sobre o que vai acontecendo. Este é, finalmente, o artigo número 400 publicado neste portal!
Quanto à jornada de aniversário, ela contou com a presença de 4,5 voluntários (isto é: 5 de manhã e 4 à tarde) e deu continuidade aos trabalhos da jornada anterior. Mas desta vez uma moto-roçadora trabalhou toda a manhã, abrindo caminho ao longo da inclinada encosta, nesta zona da Ribeira do Tojo afectada pelo incêndio de 2017, e por isso alvo da expansão das mimosas.

O restante trabalho consistiu no corte das mimosas, com tesourão ou podadora, e aplicação de herbicida na superfície de corte. As maiores foram descascadas. Protegeram-se árvores autóctones e fez-se alguma selecção de rebentação.





À tarde a temperatura subiu, mas os trabalhos continuaram e no final do dia consideravam-se praticamente concluídos nesta área. Ainda se chegou a avançar para o denso mimosal em torno de um antigo moinho de água que fica a jusante da cascata que delimitava as antigas terras de Belazaima-a-Velha, mas aí já é preciso um trabalho de outra dimensão…




A próxima jornada é já a última do Verão e mesmo em cima de outra efeméride: passarão exactamente 16 anos do grande incêndio do Cabeço Santo. Mas, desta vez, tudo indica que as condições serão muito diferentes das desse ano de 2005: já com 35 l/m2 de chuva caídos entre 1 e 9 de Setembro, a frescura do Outono já se respira em cada recanto da paisagem. Se as condições forem apropriadas, poderemos fazer a primeira colheita de bolota da época, e começar a preparar o Outono! Até lá.
Obrigado aos participantes desde dia e ao Paulo Vinagre pelas suas fotos.