Jornada de aniversário e outros marcos

No dia 4 de Setembro realizou-se a jornada de aniversário do projecto: 15 anos de trabalho sem interrupções senão as originadas por causas externas. Outros marcos importantes desta data são a recente ultrapassagem do número de 100 associados da Associação Cabeço Santo, que abre caminho ao seu reconhecimento como ONG de Ambiente, e a actualização de diversas páginas (sobretudo menus “O Projecto no presente” e “Participar”) deste portal www.ecosanto.com, para que associados novos e antigos estejam bem informados sobre o que vai acontecendo. Este é, finalmente, o artigo número 400 publicado neste portal!

Quanto à jornada de aniversário, ela contou com a presença de 4,5 voluntários (isto é: 5 de manhã e 4 à tarde) e deu continuidade aos trabalhos da jornada anterior. Mas desta vez uma moto-roçadora trabalhou toda a manhã, abrindo caminho ao longo da inclinada encosta, nesta zona da Ribeira do Tojo afectada pelo incêndio de 2017, e por isso alvo da expansão das mimosas.

Perspectiva da área ao se iniciarem os trabalhos: sobressai a mistura de mimosas e vegetação autóctone

O restante trabalho consistiu no corte das mimosas, com tesourão ou podadora, e aplicação de herbicida na superfície de corte. As maiores foram descascadas. Protegeram-se árvores autóctones e fez-se alguma selecção de rebentação.

Decurso dos trabalhos
Decurso dos trabalhos (PV)
Pelo final da manhã as diferenças já eram notórias
Os carvalhos da várzea lá em baixo deram sombra à equipa na hora do almoço (PV)
Guarda de alerta para todos os perigos!

À tarde a temperatura subiu, mas os trabalhos continuaram e no final do dia consideravam-se praticamente concluídos nesta área. Ainda se chegou a avançar para o denso mimosal em torno de um antigo moinho de água que fica a jusante da cascata que delimitava as antigas terras de Belazaima-a-Velha, mas aí já é preciso um trabalho de outra dimensão…

O terreno inclinado, às vezes muito inclinado, não facilitava os trabalhos (PV)
Já junto à cascata, na escarpa, cortaram-se as últimas mimosas do dia
Agora para jusante da cascata, do lago e do (eis) moinho estende-se um mar de mimosas e eucaliptos… Mas o primeiro passo foi dado! (PV)
Equipa do dia

A próxima jornada é já a última do Verão e mesmo em cima de outra efeméride: passarão exactamente 16 anos do grande incêndio do Cabeço Santo. Mas, desta vez, tudo indica que as condições serão muito diferentes das desse ano de 2005: já com 35 l/m2 de chuva caídos entre 1 e 9 de Setembro, a frescura do Outono já se respira em cada recanto da paisagem. Se as condições forem apropriadas, poderemos fazer a primeira colheita de bolota da época, e começar a preparar o Outono! Até lá.

Obrigado aos participantes desde dia e ao Paulo Vinagre pelas suas fotos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: