O dia 1 de Maio foi excelente para a realização de uma jornada: o dia estava luminoso, mas fresco, as chuvas de Abril tinham deixado a paisagem vibrante, as águas do ribeiro corriam abundantes e as aves chilreavam em harmoniosa sintonia… até apetecia ficar em silenciosa imobilidade e meditativa contemplação, por certo também necessárias… mas era dia de jornada!
O dia tinha vários motivos de atenção: para além do trabalho voluntário (o principal), estava programada a visita em trabalho de reportagem do Porto Canal, e de dois grupos, um do Lions Clube de Águeda e outro do Rotary Club de Águeda, para se inteirarem do que andamos a fazer e, possivelmente, contribuir de alguma forma. Assim, a jornada começou com uma pequena apresentação do projecto e algumas explicações sobre o que fazemos e como fazemos.




Mas os voluntários eram 12 e não podiam ficar muito tempo em estado de imobilidade, pelo que passaram, entretanto, ao trabalho, que foi sobretudo de corte e arrumação de mimosas ao longo do ribeiro na zona do Chão do Linho/Vale de Barrocas. Também foi feito o descasque, nas mimosas de dimensão apropriada.



A manhã passou-se assim rapidamente, e a tarde foi já exclusivamente dedicada aos trabalhos, que continuaram centrados nas mimosas, embora também se tenham dado alguns cuidados a plantas instaladas, algumas já há alguns anos. Uma equipa abordou a inclinada mas interessante encosta do lado norte do ribeiro, enquanto outra progrediu numa antiga várzea do lado sul. No final da tarde, via-se trabalho feito!






Entretanto, temos a informação de que a reportagem do Porto Canal sairá no próximo Domingo pelas 14:30 horas. Estejam atentos!
Agradecimentos ao Paulo Vinagre (PV) e ao Abel (A) pelas suas fotos.
A próxima jornada é no dia 15 de Maio, com previsões de que o tempo continue fresco. Até lá!