Jornada de aniversário

Depois de um Agosto não muito quente e em que mais de 50 mm de chuva aliviaram o stress hidrológico da época, para a jornada do 14º aniversário do Projecto Cabeço Santo contava-se já com um Verão em despedida, mas não foi assim: o anticiclone dos Açores lá arranjou “forças” para uma visita ao Canal da Mancha, e o resultado ficou à vista: mais duas semanas de calor! Mas o tempo foi generoso para a equipa que se aventurou para a jornada de Sábado, 5: nesse dia a temperatura não superou os 30ºC, enquanto nos anteriores e seguintes chegou, nalguns deles, a 35.

Em todo o caso, tudo estava pronto para um dia quente e ao mesmo tempo especial: celebrar os 14 anos passados mas com os olhos no futuro.

Durante a manhã, aproveitando a maior frescura, a equipa devotou-se energicamente ao trabalho. A zona alvo foi a Lavandeira, aquela encosta muito inclinada em frente a Belazaima onde já tínhamos estado. O trabalho: cortar eucaliptos e mimosas de uma parte da encosta de intervenção mais antiga (esta zona é constituída por várias parcelas onde os trabalhos se iniciaram em diferentes momentos ao longo dos últimos 3 anos). Também se arrancaram eucaliptos de origem seminal e se cortaram rebentos numa área de intervenção mais recente. Verificou-se a emergência de plantas autóctones (espontâneas e semeadas) e algumas receberam cuidados.

A somar à inclinação, a área mais antiga tinha fetos enormes e ainda silvas (mas também carvalhos, castanheiros e loureiros), o que não facilitava nada o acesso. Mas, com tesourões, machados e uma podadora, o trabalho foi avançando com algumas arranhadelas. Tal foi a concentração que, já a manhã estava quase no fim, ainda ninguém tinha tirado uma foto! Lá se tirou uma numa pequena pausa, para memória futura.

A única foto da manhã, na inclinada encosta da Lavandeira

O almoço foi de prato, na frescura da base de trabalho da Quinta das Tílias (obrigado às duas voluntárias cozinheiras!) e, dado tratar-se de um dia especial, o “prato” seguinte fez-lhe jus: o visionamento de um filme de animação, que embora não sendo inédito na história das jornadas voluntárias, era ainda desconhecido para os voluntários do dia, e foi por isso seleccionado: o filme “O Profeta”, baseado no livro do mesmo nome de Kahlil Gibran, cujo trailer pode ser visionado aqui.

Com a alma cheia e a temperatura da tarde em evolução descendente, foi tempo de voltar ao campo, mas desta vez com uma intervenção inédita: realizar trabalhos no carvalhal da Pedreira, um dos locais da “pré-história” do Cabeço Santo, e onde os trabalhos se iniciaram faz este ano exactamente 30 anos. Claro, também se fez uma pequena caminhada por esta e pela área da Ponte Nova, um pouco a jusante, mas, para terminar este dia, trabalhou-se mesmo a sério outra vez: o alvo foi uma mancha de mimosas que, fruto de uma movimentação de terras recente na orla da parcela, se encheu de mimosas.

No bosquete da Pedreira…
Casa de ocupação livre: para o primeiro a chegar!
O ribeiro, agora com pouca água
Não, estes “tipos” não odeiam os eucaliptos…
… mas “amam” os carvalhos!
Vista “de coelho”…
… vista de humano.
Hera, a “roupa” da árvore
Agora de volta ao trabalho, sem prestar muita atenção à vizinhança…
O alvo foram as mimosas
A técnica foi o corte com aplicação de herbicida
Os trabalhos continuaram sempre junto ao bosquete de carvalhos
E por fim arrumou-se o material cortado
A equipa do 14ºaniversário!

E assim se terminou um dia especial, com um programa especial. Num certo sentido, todas as jornadas são especiais (mas há umas mais especiais do que outras!), pelo que não esperem por outra jornada de aniversário para poder participar numa jornada especial! E a próxima, mesmo com o Verão a terminar, já deve contar com um tempo mais fresco… E quem sabe?! É no dia 19 de Setembro, 15 anos depois do grande incêndio de 18 de Setembro de 2005! Vamos à despedida do Verão? Até lá.

Obrigado a todos os voluntários do dia e à Catarina pelo trabalho fotográfico.

Paulo Domingues

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s