Não se realizou a jornada de sementeira prevista para Sábado, 9 de Novembro, por previsão de chuva, que de facto se confirmou, com 14 litros por metro quadrado entre as 9 e as 14 horas, e uma “abertinha” a meio da tarde.
Como o tempo vai chuvoso e se prevê (tanto quanto é possível prever) uma aberta para Sábado, 16, propomos a realização de uma jornada neste dia. Claro que se mantém a jornada prevista para 23, Dia da Floresta Autóctone, mas como nunca se sabe quando as condições meteorológicas podem impedir a realização de uma jornada, é sensato aproveitar o 16. E as bolotas esperam… Vamos então a mais uma grande bolotada? Até lá.
Paulo Domingues
Boa noite.
Muitos parabéns pelo vosso trabalho.
Desde à dois anos que tenho tentado fazer algo do género aqui na minha zona, se bem que a uma escala bem mais reduzida.
Começo por plantar as bolotas em vaso e depois passado um ano coloco os pequenos carvalhos na terra.
Este ano já coloquei bolotas de Carvalho Alvarinho e de Carvalho cerquinho em vasos e algumas já germinaram.
No entanto gostava de plantar Carvalho de Negral mas aqui na minha zona (Monte Real no distrito de Leiria) não encontro essa espécie.
O meu contacto surge para vos perguntar se têm bolotas de Carvalho Negral, e se me poderiam ceder algumas (umas 20 no máximo)?
Cumprimentos
Nuno Neves
Caro Nuno,
O carvalho negral é uma espécie própria das terras altas do interior norte e centro, e não é, por consequência, adequada ao litoral. Aqui em Belazaima ocorre apenas pontualmente, mas normalmente não produz bolota. Por isso não dispomos de bolota dessa espécie.
Uma saudação,
Paulo Domingues