O primeiro Sábado de Outono foi alvo de uma animada e concorrida jornada dedicada à apanha de bolota na vizinhança do Cabeço Santo. Com temperaturas amenas e depois de a chuva ter já saciado a sede da terra e das plantas, e também melhorado as condições de conservação das bolotas caídas no solo, todas as condições estavam criadas para uma boa jornada de colheita.
Os trabalhos iniciaram-se no bosquete da Pedreira, que no próximo ano contará já com 30 anos de trabalho desde as primeiras intervenções. Mesmo assim ainda foi necessário realizar (nos dias anteriores) um trabalho de corte de silvado com moto-roçadora para se poder chegar facilmente às bolotas. Começou-se, é claro, por dar uma pequena formação em apanha de bolota! E para além de bolotas, também se colheram castanhas.





Passou-se depois à Ponte Nova, onde nem todas as árvores têm abundância de bolota, mas há uma em particular que é habitualmente generosa e com grandes bolotas. E este ano também não falhou. Aproveitou-se, á claro, para usufruir um pouco do agradável ambiente, e conhecer a história de algumas árvores…






A manhã concluiu-se com o grupo dividido: um deslocou-se ao parque urbano da Senhora das Preces, com alguns carvalhos grandes e produtivos, embora bolotas pequenas, e outro passou pela área do Valinho Turdo. Todos se juntaram para o almoço na sede da Quinta das Tílias. Todos? Não. Nesta jornada tivemos a presença de quatro elementos de um partido em plena campanha eleitoral para as próximas eleições e dois deles tiveram de se ausentar antes do almoço. Mas há que clarificar: os elementos não estiveram em campanha nesta manhã: estiveram a dar a sua contribuição como voluntários! Ah! E qual foi o partido? É fácil de descobrir, procurem bem por todo o artigo!! Mas é justo ainda reconhecer que uns dias antes, em visita ao Cabeço Santo, tínhamos recebido deles um tabuleiro de sobreiros para plantar na próxima época!


O almoço também resultou de uma contribuição voluntária, que agradecemos. Depois dele obteve-se a foto do grupo então presente, pois as duas candidatas às próximas eleições ainda presentes tinham de se retirar, o que se compreende perfeitamente…

À tarde a equipa de colheita percorreu as áreas agrícolas da Quinta das Tílias em busca de bolotas. Visitou vários carvalhos, cada qual o mais bonito e generoso. Mas foi na Várzea de Além que todas as expectativas foram excedidas: um carvalho, embora não muito grande, mas ancorado numa das mais férteis terras da zona, tinha dado uma super-produção de grandes bolotas! Mas foi no grande carvalho do Moinho Novo que os trabalhos se deram por concluídos: aqui as bolotas eram de tamanho mais reduzido mas também em grande quantidade.

Balanço do dia: 12 caixas de bolotas e uma de castanhas, mais de 150 kg recolhidos. Nos dias seguintes foi realizada uma limpeza e primeira selecção de bolotas, ficando um resultado líquido de 132 kg de bolota e 10,5 de castanha. Assumindo um peso médio de 6,5 g por bolota, foram mais de 20 000 bolotas! Estamos no bom caminho para uma participação honrosa na Grande Bolotada Ibérica (http://lagranbellotadaiberica.org/pt/inicio-2/)! Mas para isso ainda é preciso semeá-las!

Na próxima jornada ainda continuaremos a colheita, mas a partir de 26 de Outubro vamos mesmo precisar de uma boa participação voluntária para semear! Voluntários novos e antigos: comecem a fazer trabalho de casa (sensibilização de potenciais voluntários) para o efeito!
Obrigado a todos os voluntários pela participação, e à Margarida (M) pelas suas inspiradas fotos.
Até breve.
Paulo Domingues