Jornadas Voluntárias de Outono

A poucos dias do início do Outono, agendamos desde já as jornadas a decorrer nesta Estação do ano. A última jornada prevista deste Verão não se chegou a realizar, porque havia poucos voluntários e porque as condições não eram as melhores, pois foi o culminar de duas semanas de temperaturas elevadas que tornavam penoso o trabalho exterior nas horas centrais do dia. As primeiras duas semanas de Setembro tiveram, em Belazaima, 11 dias com máximas superiores a 30ºC sendo 5 destes com máximas superiores a 35ºC. Agosto tinha tido apenas 5 dias com máximas superiores a 30ºC e Julho apenas 3. Ou seja, tivemos “mais Verão” em duas semanas de Setembro do que nos meses de Julho e Agosto! Além disso tivemos nestas duas semanas vários episódios de vento leste nocturno, com temperaturas bem acima de 20ºC, as perigosas condições em que se produzem os grandes incêndios. Felizmente, por aqui não aconteceu desta vez nada de relevante, mas ainda está bem na memória uma noite com essas características, faz exactamente hoje 14 anos: o 18 de Setembro de 2005!

sem-tc3adtulo-2-e1568803482984.jpg
Evolução das temperaturas nas duas primeiras semanas de Setembro (dias 1 a 14). Destacados os principais episódios de vento leste nocturno (madrugadas de 7, 8 e 12). Depois de descer nas primeiras horas da noite, a temperatura pode subir 10ºC de uma hora para a outra, com o surgimento súbito do vento de leste. Nos dias 7 e 8 ainda voltou a descer no final da madrugada mas no dia 12 manteve-se elevada até ao nascer do dia.

Mas olhemos agora para o futuro: o Outono vai começar e a produção de bolota de carvalho roble é elevada este ano, pelo que é a oportunidade, que tipicamente só acontece de dois em dois anos, de se conseguir um elevado sucesso na sementeira directa. Por isso, vamos começar já na primeira jornada de Outono uma grande operação de colheita de bolota, seguida, a partir de finais de Outubro, de uma igualmente grande operação de sementeira directa. Tratam-se, ambas, de actividades relativamente leves, sobretudo a primeira, mas muito exigentes em mão de obra. Por isso aqui vai um convite ainda mais expressivo do que é habitual à participação voluntária, e a que cada voluntário habitual convide um ou mais amigos novos!

Lá mais para o final do Outono, tipicamente a partir do dia da floresta autóctone, o 23 de Novembro, que este ano calha a um Sábado, também plantaremos árvores e arbustos, mas sem dúvida que, para já, a atenção é para a sementeira. Mais importante se afigura esta se tivermos em conta que este ano contamos com várias áreas novas onde a introdução de árvores por plantação é bastante difícil, e por isso onde a sementeira apresenta um importante papel na recuperação dessas áreas.

Eis as datas propostas:

  •           Setembro: 28
  •           Outubro: 12 e 26
  •          Novembro: 9 e 23
  •          Dezembro: 7 e 21

7 jornadas de Outono, uma proposta ambiciosa! Vamos ao trabalho?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s