A poucos dias do início do Outono, agendamos desde já as jornadas a decorrer nesta Estação do ano. A última jornada prevista deste Verão não se chegou a realizar, porque havia poucos voluntários e porque as condições não eram as melhores, pois foi o culminar de duas semanas de temperaturas elevadas que tornavam penoso o trabalho exterior nas horas centrais do dia. As primeiras duas semanas de Setembro tiveram, em Belazaima, 11 dias com máximas superiores a 30ºC sendo 5 destes com máximas superiores a 35ºC. Agosto tinha tido apenas 5 dias com máximas superiores a 30ºC e Julho apenas 3. Ou seja, tivemos “mais Verão” em duas semanas de Setembro do que nos meses de Julho e Agosto! Além disso tivemos nestas duas semanas vários episódios de vento leste nocturno, com temperaturas bem acima de 20ºC, as perigosas condições em que se produzem os grandes incêndios. Felizmente, por aqui não aconteceu desta vez nada de relevante, mas ainda está bem na memória uma noite com essas características, faz exactamente hoje 14 anos: o 18 de Setembro de 2005!

Mas olhemos agora para o futuro: o Outono vai começar e a produção de bolota de carvalho roble é elevada este ano, pelo que é a oportunidade, que tipicamente só acontece de dois em dois anos, de se conseguir um elevado sucesso na sementeira directa. Por isso, vamos começar já na primeira jornada de Outono uma grande operação de colheita de bolota, seguida, a partir de finais de Outubro, de uma igualmente grande operação de sementeira directa. Tratam-se, ambas, de actividades relativamente leves, sobretudo a primeira, mas muito exigentes em mão de obra. Por isso aqui vai um convite ainda mais expressivo do que é habitual à participação voluntária, e a que cada voluntário habitual convide um ou mais amigos novos!
Lá mais para o final do Outono, tipicamente a partir do dia da floresta autóctone, o 23 de Novembro, que este ano calha a um Sábado, também plantaremos árvores e arbustos, mas sem dúvida que, para já, a atenção é para a sementeira. Mais importante se afigura esta se tivermos em conta que este ano contamos com várias áreas novas onde a introdução de árvores por plantação é bastante difícil, e por isso onde a sementeira apresenta um importante papel na recuperação dessas áreas.
Eis as datas propostas:
- Setembro: 28
- Outubro: 12 e 26
- Novembro: 9 e 23
- Dezembro: 7 e 21
7 jornadas de Outono, uma proposta ambiciosa! Vamos ao trabalho?