A primeira jornada voluntária após as férias de Agosto realizou-se num dia fresco, mas já com a previsão de uma semana quente na agenda. Por isso se decidiu fazer uma rega das árvores plantadas na última época que não tinham sido regadas na jornada de Julho.
Durante a manhã os trabalhos decorreram no Vale da Várzea, numa área ainda bem perto de Belazaima. Num primeiro momento, uma parte dos voluntários dedicou-se a cortar rebentos de eucalipto, que por aqui ainda vão surgindo, embora já de forma dispersa, e a outra parte dedicou-se a melhorar as caldeiras de retenção da água em torno das árvores a regar. Sem esta operação a rega seria muito ineficiente.
Já passava do meio da manhã quando se iniciou a rega propriamente dita, desta vez fazendo uso de um depósito de 1000 litros e saída de água por gravidade, o que não é difícil neste terreno inclinado.




O almoço realizou-se na Quinta das Tílias, pois, devido a tratar-se de uma jornada de aniversário, o “rancho” era melhorado: tarte de legumes com esparguete, especialidades confeccionadas pelas voluntárias cozinheiras, com maçãs biológicas e, para terminar, um bolo da voluntária Catarina, uma contribuição não prevista e que remeteu a última especialidade para o lanche. E assim se comemoraram 13 anos de trabalho!


À tarde as comemorações continuaram na zona do vale de Barrocas, onde se faz mais ou menos o que se tinha feito de manhã, mas desta vez com o Cabeço Santo em fundo, onde se tinham iniciado os trabalhos há 13 anos. Dificilmente se imaginava nessa altura onde já estaríamos 13 anos depois!






Como as condições meteorológicas eram favoráveis, regou-se tudo o que era possível regar abaixo do antigo caminho, tendo-se a jornada prolongado até bem depois das 18 horas. Acima do caminho ainda ficaram algumas árvores que não puderam ser regadas, porque não dispúnhamos de equipamento de bombagem. Vamos ver como resistem a esta última “tirada” do Verão.

Ao deixar o Vale de Barrocas, algo ao longe chamava a atenção: um ninho de vespa asiática numa árvore seca em pleno coração do vale. Registámos para dar o alerta.


Como dizíamos acima, para o lanche ainda havia uma especialidade de aniversário para fechar os festejos, também da autoria das cozinheiras do almoço: salame caseiro! E assim, com chave de ouro, se encerrou a jornada com uma foto de denso verde em fundo. Agradecimentos a todos os voluntários, boa parte deles estreantes.


A próxima é já a última jornada de Verão. Mas é no Outono que grandes trabalhos se aguardam. Vão preparando as vossas agendas!
Paulo Domingues