Dia da Floresta Autóctone

A jornada voluntária comemorativa do Dia da Floresta Autóctone (23 de Novembro) teve um formato atípico e uns quantos graus de incerteza, mas mesmo assim foi participada por largas dezenas de voluntários, de diferentes origens e organizações. O tempo esteve instável toda a semana e só na Sexta se pôde concluir com maior certeza que a manhã de Sábado seria seca, mas a tarde molhada, pelo que havia uma janela de oportunidade. (A jornada anterior já tinha sido cancelada devido às condições meteorológicas adversas).

De manhã tivemos uma participação empresarial, com um grupo de cinco elementos da empresa Acail, que patrocinará esta época a plantação de um certo número de árvores. Estes participantes tiveram a honra de inaugurar a época de plantação, acção que se desenrolou no Vale de Barrocas, ardido em Abril de 2017.

No Outono de 2017 tinha-se realizado uma sementeira directa de bolotas e agora foi o momento de constatar a presença de elevado número de carvalhos de origem seminal, o que é excelente, porque apesar destas plantas terem agora um tamanho frequentemente inferior às árvores a plantar, já estão muito mais fortemente “ancoradas” ao solo e são capazes de suportar condições muito mais adversas. Para as ajudar a crescer mais depressa, dá-se também a estas árvores um pouco de “alimento”.

Por falar em “alimento”, é também um momento adequado para agradecer e reconhecer o apoio da empresa Zeocel (www.zeocel.pt), sediada em Águeda, que ofereceu uma tonelada de Celtonita, um mineral melhorador do solo e rico em nutrientes, que usaremos em todas as plantações este ano, em conjunto com um fertilizante orgânico.

DSC_3722
Voluntária da Acail plantando uma árvore
DSC_3720
Carvalho de origem seminal
DSC_3723
Voluntária da Acail transportando plantas e fertilizantes
DSC_3724
Carvalho de origem seminal “alimentado”
DSC_3725
Carvalho plantado
DSC_3727
Voluntários da Acail plantando uma árvore

Ainda de manhã chegava também ao Cabeço Santo um grande grupo, de quase quarenta elementos, da Juventude Popular, que vieram ajudar no controlo de invasoras: primeiro arrancaram mimosas junto ao ribeiro, também na zona de Vale de Barrocas e depois subiram a encosta para arrancar eucaliptos de origem seminal e cortar rebentos também de eucalipto. Na sua progressão pelo terreno cruzaram-se com a equipa de plantação de árvores e seguiram o seu caminho. Evidentemente, acolhemos de igual forma juventudes de todos os partidos!

DSC_3717
Voluntários da Juventude Popular removendo eucaliptos

Estas duas participações estavam previstas apenas para de manhã. À tarde estava prevista a presença de um grupo de famílias da Associação de Pais da Escola e Jardim de Infância das Barrocas (Aveiro), que além do mais iriam trazer algumas dezenas de árvores que tinham germinado e cuidado com as crianças desde o Outono passado. E pretendiam plantá-las… Apesar das previsões desfavoráveis, desafiaram o “destino” e vieram trazer as árvores, mas apenas isso, pois à hora prevista, durante o almoço, a chuva, copiosa e persistente, começou a cair… Já não se podia voltar ao terreno. Ficou a boa vontade e as árvores, que agradecemos.

O Raul Silva produziu um video sobre esta jornada, publicado no Facebook: video da jornada

Apesar de ter sido uma participada e invulgar jornada de comemoração do Dia da Floresta Autóctone, acabou por não ser muito produtiva em termos de plantação de árvores: plantaram-se exactamente 69. Como temos um ambicioso programa de plantação para esta época e a partida foi “coxa”, propomos a realização de uma jornada extraordinária de plantação, no dia 1 de Dezembro, uma jornada ainda assim a uma distância confortável da seguinte e última jornada de Outono, no dia 15 de Dezembro. Isto, é claro, aproveitando o que para já parece ser um dia com previsões do tempo favoráveis.

Obrigado a todos os voluntários deste dia, e olhos postos no dia 1 de Dezembro!

Paulo Domingues

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s