Terceira jornada de Outono

A terceira jornada de Outono teve a participação de alguns voluntários estreantes, graças à iniciativa do Núcleo de Estudantes de Engenharia do Ambiente da Universidade de Aveiro, que promoveu a sua participação.

O “tema” deste jornada foi ainda o da remoção de plantas desadequadas à situação em que se encontram, concretamente mimosas e eucaliptos. A manhã foi passada nas mimosas, na zona da Chousa, a jusante do Feridouro,  percorrida pelo incêndio de 2017, onde se arrancaram, descascaram e cortaram plantas desta espécie, tanto na encosta como na estreita várzea que se estende ao longo do ribeiro.

18
Entre mimosas e carvalhos na zona da Chousa
13
Os voluntários realizaram descasque, arranque e corte, consoante a técnica mais recomendada

À tarde, e depois de um almoço vegetariano mais uma vez fornecido pela IPSS “Os Pioneiros”, os voluntários dirigiram-se para o Vale da Várzea para continuar a cortar rebentos e arrancar plantas de origem seminal de eucalipto. Foi a continuação do trabalho da jornada anterior, e que ainda não se pôde dar por concluído neste dia. Mas está no bom caminho…

10
No Vale da Várzea, mas já lá no alto, com Belazaima em segundo plano
17
Equipa em acção
16
Equipa em acção nos rebentos
12
Perspectiva depois do trabalho realizado

Depois de retemperar forças na base da Quinta das Tílias, a última jornada ainda na hora de Verão deu-se por terminada. Obrigado a todos os voluntários e aos Pioneiros pela refeição, que foi muito apreciada. Também ao Daniel Graça pelas fotos, excepto a última, a seguir.

DSC_3644
A equipa deste dia (alguns não estiveram a 100% na jornada mas apenas o suficiente para merecerem ficar na foto!)

Aproxima-se a temporada de plantação de árvores. Este ano, ao contrário do anterior, não fazemos sementeira directa, devido à escassez de bolota. Faremos sim plantação, tudo indica que a partir do dia 24 de Novembro, um dia depois do Dia da Floresta Autóctone. Como não temos retro-aranha, o trabalho será manual. É altura de ir preparando os braços! Mas ainda teremos antes disso mais uma jornada “dedicada” às invasoras. Não percam!

Até breve.

Paulo Domingues

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s