Como foi já anunciado, no próximo dia 19 de Maio realiza-se uma visita à área de intervenção do Projecto Cabeço Santo, visita que se fará por um percurso circular que permitirá observar áreas com diferentes características, diferentes estados de conservação e diferentes desafios para intervenções futuras. Será uma visita ao mesmo tempo didáctica, lúdica, contemplativa, instrutiva… Desenrola-se durante a manhã, e, tudo correndo bem, completa-se a tempo do almoço.
Como tem sido hábito em anos anteriores, os participantes são convidados a trazer almoço e usufruí-lo na companhia dos restantes, o que é sempre oportunidade para uma reflexão adicional sobre o observado durante a visita. Este ano temos, contudo, um convite adicional, explicado a seguir:
Um conjunto de circunstâncias favoráveis abriu a porta à possibilidade de se criar na aldeia do Feridouro uma estrutura construída, associada a uma pequena Quinta, com funções diversas associadas a necessidades do projecto, e outras não tão directamente associadas, mas ainda assim dentro da temática da busca e da prática de uma relação mais equilibrada e sustentável entre as actividades humanas e a natureza.
O que se proporá aos participantes é um programa a desenvolver durante a tarde, e que constará de 3 partes:
- Apresentação da iniciativa, com as ideias já existentes.
- Visita cuidada à área envolvente ao Feridouro onde se prevê desenvolver a iniciativa.
- Brainstorming para recolha de ideias e “insights” sobre componentes, recursos, elementos que poderiam valorizar a iniciativa, sempre tendo em conta o seu fio condutor.
Claro que quem quiser participar apenas na visita da manhã, poderá fazê-lo. As duas partes são algo independentes, requerendo a segunda um maior envolvimento dos participantes com o projecto e a iniciativa em reflexão. O convite está feito. Quem quiser participar, reserve desde já a tarde de Sábado.

Até lá.
Paulo Domingues