2ª Jornada de Primavera

Depois do cancelamento da última jornada devido às previsões de chuva, as previsões voltaram a ensombrar as perspectivas para uma nova jornada de Primavera.

No entanto, com um menor número de inscrições e voluntários de mais perto arrisca-se menos, e por outro lado que fazer não falta, pelo que desta vez desafiaram-se mesmo as previsões.

O grupo dirigiu-se para a estreita faixa ribeirinha de conservação na entrada da Mata do Cabeço Santo, e as intervenções foram de descasque de mimosas em terreno de declive elevado, uma tarefa exigente para quem não tem experiência neste tipo de condições. Foi feita uma demonstração da operação e dadas instruções para a realização do trabalho em segurança.

1
Demonstração do descasque de uma mimosa (Acacia dealbata)

O trabalho começou em bom ritmo, com o grupo a espalhar-se pela encosta, e com uma dinâmica que beneficiava das baixas temperaturas que se verificavam na altura.

2
Em declive acentuado
3
Dedaleira (Digitalis purpurea) na companhia das mimosas
4
Todos participam, mesmo em terreno difícil

A meio da manhã um dos elementos teve que se ausentar, para ir receber um grupo de estudantes de uma escola local, que estavam de visita ao projecto no âmbito da iniciativa “Rota da Floresta” promovido pela Câmara Municipal de Águeda.

Já por volta do meio dia apareceram alguns aguaceiros, que logo obrigaram a uma paragem nos trabalhos e aconselharam a uma retirada para o almoço em local abrigado, no caso, a base da Quinta das Tílias.

5
Refeição vegetariana, confeccionada pela Ana Teresa
7
Abrigados da chuva e numa animada partilha

Após um saboroso almoço vegetariano confeccionado pela Ana Teresa e mais alguns contributos extra de alguns voluntários, ficou-se a fazer tempo para ver se a chuva dava uma trégua. Mas não aconteceu em tempo útil e decidiu-se dar por terminada a jornada, com a habitual foto do grupo.

Obrigado à Margarida pelas fotografias do evento.

6
Foto de grupo

Esperamos por vós para a próxima acção, no dia 5 de Maio. Oxalá o tempo ajude e  sejamos muitos para que as intervenções de Primavera no Cabeço Santo finalmente ganhem dimensão.

Até lá!

Jorge Morais

One Reply to “2ª Jornada de Primavera”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s