Jornada dupla no inicio da Primavera

Desta vez começámos a Primavera com uma ação de campo especial com a ADACE – Associação de Defesa do Ambiente de Cacia e Esgueira e seus associados, que convidaram os exploradores do Agrupamento 779 Cacia para se juntarem ao grupo para o evento.

Para esta ocasião o agrupamento apontou inicialmente para pernoitar na noite de sábado para domingo e colocou-se a hipótese de fazer o primeiro acampamento por terras do Feridouro mas, devido às previsões de chuva, decidiu-se pedir a cedência do salão da Junta de Freguesia (da União de Freguesias de Belazaima, Castanheira e Agadão) à qual fica aqui o nosso agradecimento.

O plano de trabalhos consistia em realizar trabalhos na área envolvente à Chousa. Como o agrupamento de escuteiros tinha árvores e arbustos para plantar, decidiu-se dividir o grupo. Seriam os mais jovens a ter a responsabilidade de fazer as plantações, monitorizados pelos seus chefes, o que incluía também colocar uma estaca em cada planta e fazer o arranque e descasque de mimosas que estivessem de fácil acesso.

Após uma breve explicação e demonstração no local, os participantes iniciaram o trabalho com dedicação.

1
Descida para a Chousa para o inicio dos trabalhos
2
Breve explicação para aprender a reconhecer a giesta e como a cortar
3
Descasque de mimosa

O outro grupo ficou destacado para trabalhar numa encosta íngreme que tinha já sido várias vezes intervencionada. Depois de um fogo controlado feito por equipas profissionais houve uma germinação abundante de mimosas, as quais foram arrancadas numa jornada há cerca de 2 anos. Fez-se também uma sementeira com “bolachas de sementes”, a qual não teve sucesso visível. No Inverno de 2016 procedeu-se à plantação da encosta com sobreiros e medronheiros e muitos sobreviveram, mas, com o tempo surgiram bastantes giestas. Após uma breve tentativa de, pelo menos, remover as que estavam em concorrência com as árvores e arbustos, decidiu-se cortar todas as giestas com tesourões e as mais grossas com serra manual.

Aqui, apesar das adversidades, os trabalhos andaram em bom ritmo com o tempo a ajudar durante a manhã.

Entretanto, concluiu-se a plantação da parcela, onde ainda existem alguns choupos e cerejeiras, ainda plantados pelo antigo proprietário. Com ajuda de uma escada que tinha sido colocada antecipadamente, fez-se o percurso para o outro lado do ribeiro de Belazaima. Os jovens escuteiros e adultos tiveram mais uma experiência para relembrar e um momento único para contar lá em casa.

Na hora do almoço fez-se um percurso a pé até ao Feridouro,tendo-se decidido almoçar na zona envolvente à Capela de São Francisco. Estava frio e vento, mas um prato vegetariano quente, mais uma vez confecionado pela Ana Teresa, ajudou a amenizar as condições.

Após o almoço resolveu-se percorrer a aldeia em direção aos portões da mata, assim, seria a oportunidade de ver a zona ribeirinha intervencionada, com o Vale de Barrocas em fundo e toda a área envolvente. Aqui, todo o grupo e aqueles mais interessados puderam ver um cenário de regeneração que tem vindo a ser feito com o esforço de todos os que já cá passaram. Uma das perguntas ao chegarmos ao local foi “Aquela zona (apontando para o Pé Torto) não é para colocar eucaliptos, pois não?”

O regresso foi feito pelas terras do Cortinhal, onde os visitantes puderam constatar as alterações na paisagem que aqui estão em curso, no âmbito de um projecto pedagógico, paisagístico e eco-turistico que está a ser planeado para esta zona pela Quinta das Tílias e para o qual ainda se está a proceder a uma recolha de ideias.

De regresso aos trabalhos, as equipas mantiveram-se e, apesar de se terem reduzido as equipas na encosta, foram alguns aguaceiros que trouxeram o principal desafio para os participantes.

O trabalho de corte das muitas giestas, arranque e descasque de mimosas foi um trabalho gigantesco. Na Chousa, depois de todas as plantinhas colocadas à terra e das muitas mimosas arrancadas e descascadas pelos jovens e adultos, por vezes no meio de silvas, decidiu-se dar por terminada a jornada em que todos estão de parabéns pelo esforço e coragem, em condições meteorológicas difíceis.

5
A Chousa com a ponte improvisada lá ao fundo
6
Visita à zona ribeirinha e Vale de Barrocas

Os nossos agradecimentos ao João Paulo, Raul e André pela ajuda a coordenar os trabalhos e com toda a logística envolvida. Um especial agradecimento ao António Pinto pela cedência das fotos e à ADACE por terem vindo ao projeto. Oxalá possamos continuar com parcerias e ações pela defesa do ambiente nesta região de Aveiro. Deste evento não temos a foto de grupo por razões de privacidade de alguns dos participantes.

No Domingo recebemos o agrupamento de escuteiros de Esgueira, sendo um grupo de 9 elementos. Por facilidade de acesso e dado que a ação seria de meio dia, decidiu-se continuar os trabalhos na encosta onde se tinha terminado no dia anterior.

Neste dia as condições meteorológicas eram favoráveis, e continuou-se o corte de giestas e o descasque de mimosas nas encostas envolventes à Chousa.

1
Panorâmica dos trabalhos na encosta
2
Já se conseguem ver os vários medronheiros depois do trabalho feito
3
Uma paisagem diferente, depois de concluído um trabalho fantástico nos dois dias
4
Mimosas que se iniciou os trabalhos de descasque em toiças com novos rebentos, depois de talvez um descasque mal executado.

Para terminar, passámos pelo Feridouro e fizemos mais uma vez uma paragem perto do Vale de Barrocas, onde foi dada uma pequena explicação sobre o projeto e toda a área envolvente. Aqui os participantes puderam ver a dimensão os desafios e o sonho que se está a tornar em realidade.

5
Foto de grupo no final em bom ambiente.

Obrigado ao Alexandre pelo contacto, pela ajuda e contributo de todos.

Até breve!

Jorge Morais

One Reply to “Jornada dupla no inicio da Primavera”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s