Chegada a ansiada Primavera, aí está o anúncio das Jornadas Voluntárias de Primavera, que serão não apenas uma oportunidade de contribuir para mais um conjunto de trabalhos de apoio à recuperação ecológica e paisagística do Cabeço Santo mas também uma forma de usufruir de um contacto intenso e revivificante com a natureza neste período de “renascimento” e êxtase.
As jornadas terão início já no dia 6 de Abril, prevendo-se a realização de trabalhos de arrumação da lenha de desbastes e o controlo do silvado nas áreas ribeirinhas. Continuarão no dia 11 de Maio com a avaliação do sucesso das sementeiras do último Outono e o início dos trabalhos de corte e descasque de plantas de mimosa. No dia 25 de Maio realiza-se a jornada anual de visita, que seguirá muito aproximadamente o percurso pedestre actualmente em fase de demarcação. Poderão também visitar-se outras áreas de interesse na vizinhança de Belazaima. Finalmente as jornadas terminarão no dia 8 de Junho, quase na despedida da Primavera. Nesta jornada provavelmente se dará início ao trabalho de acompanhamento de uma faixa de Acacia longifolia cortada este Inverno por uma equipa da Associação Florestal do Baixo Vouga na cabeceira do vale nº 3.
Entretanto, o Projecto está também a ter a contribuição de uma equipa de sapadores florestais da Câmara Municipal de Águeda, que está a realizar, sem custos financeiros para o projecto, trabalhos de acompanhamento das áreas de intervenção.
Este é também o tempo de acompanhar de forma mais regular o apiário do Cabeço Santo. Este ano as colmeias foram retiradas do interior da Casa de São Jerónimo (casa em ruínas dos antigos guardas florestais da mata), pois que aí as condições não eram as melhores, e foram colocadas no exterior numa área gentilmente cedida pela Altri florestal, mesmo à custa de meia dúzia de eucaliptos… O apiário terá uma colmeia vazia, pronta a acolher um enxame, que será conduzida segundo o método da “permapicultura”, de forma a ensaiar aqui esta abordagem suave à apicultura. Este ano todos os voluntários terão direito a um frasco de mel de 125g por cada participação numa jornada voluntária (até ao fim do lote). Também ainda há frascos de mel da colheita de 2012, por isso quem consumir deste precioso nectar poderá ainda obter um frasco e apoiar o projecto com um donativo. Estão disponíveis em Belazaima e na sede do Núcleo de Aveiro da Quercus.
O documento em formato pdf Jornadas Voluntárias Primavera 2013 detalha todos os aspectos relevantes relativos às jornadas de Primavera.
E para terminar (e cativar!) aqui ficam algumas fotos alusivas, as primeiras desta Primavera.








