No dia 15 de Maio realizou-se, como previsto, a visita ao Cabeço Santo. Pouco participada (duas famílias de manhã, uma à tarde), acabou por se realizar de forma diferente do inicialmente previsto, mas que correspondeu ao interesse de quem participou e acabou por ter também uma componente “arqueológica”, com a visita às aldeias abandonadas de Belazaima-a-Velha e Cepos.

No dia 22 de Maio, dia da biodiversidade, estava prevista uma jornada de trabalho, mas que não se realizou devido às elevadas temperaturas que se fizeram sentir nesse dia, ainda que houvesse dois voluntários disponíveis.
Na próxima Sexta feira está prevista uma jornada de visita e trabalho de um grupo de alunos da escola Secundária de Vagos.
No Sábado, dia 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente, retomaremos as jornadas de Primavera. As actividades previstas são o acompanhamento das áreas plantadas e a eliminação de plantas da flora invasora, sobretudo acácia-de-espigas, cujas sementes amadurecerão em breve, e cuja disseminação se deveria evitar a todo o custo. Aliás, está no terreno também um homem contratado a trabalhar no corte das principais manchas desta espécie que ainda ocorrem no Cabeço Santo.

Em abrigo, estão em bom desenvolvimento cerca de 1500 plantas de carvalho e castanheiro, que serão plantadas no terreno a partir do final do próximo Outono.

Com a aproximação do Verão, desde já se prespectiva a realização de um conjunto de jornadas – as jornadas de Verão – cujos detalhes serão anunciados em breve.
Entretanto, ainda em usufruto da Primavera, aqui ficam algumas fotos do Cabeço Santo tiradas no “coração” da bela Estação.




Até breve.
P. D.