Apelo ao voluntariado: Trabalhos de Outono

Tal como prometido, aqui vão mais alguns detalhes das Jornadas de Outono e mais além no Cabeço Santo, para voluntários. Se quiser também pode participar na divulgação destas jornadas, descarregando este cartaz em formato jpg e este texto em formato pdf e enviando aos seus amigos.

Trabalhos realizados desde o início de 2009

Comecemos com  um resumo dos principais trabalhos já realizados durante o presente ano:

  • Plantação de mais de 3000 árvores e arbustos nas áreas cuja intervenção se iniciou em 2008 (realizada sobretudo por equipas profissionais, mas também por voluntários)
  • Trabalhos de corte da vegetação exótica e invasora em quase 30 ha de terreno e pincelagem com herbicida das superfícies de corte ou pulverização da rebentação (realizados por várias equipas de profissionais).
  • Contactos e  negociações com mais de duas dezenas de pequenos proprietários florestais, a fim de permitir a intervenção ao longo da margem esquerda do Ribeiro de Belazaima.
  • Criação e manutenção em viveiro de cerca de 1000 carvalhos e castanheiros, bem como algumas centenas de medronheiros, murtas e lentiscos.

Trabalhos de Outono – Jornadas de Voluntariado

Embora a maior parte dos trabalhos até agora realizados o tenham sido com recurso a mão de obra profissional, há um conjunto de intervenções mão de obra intensivas mas de fácil realização que poderiam ser levadas a cabo por voluntários. No Outono que se avizinha, esses trabalhos são os seguintes:

  1. Corte com tesourões de plantas de Acacia longifolia;
  2. Recolha de frutos ou sementes de espécies nativas;
  3. Extracção das sementes dos frutos recolhidos;
  4. Sementeira directa no terreno de sementes de carvalho roble, aderno, lentisco e murta.

Algumas sementes poderão, se necessárias, ser enviadas para os viveiros onde são produzidas as plantas para o projecto “Criar Bosques”, da Quercus, de onde o PCS também recebe plantas.

 Trabalhos de longo prazo – até ao final de 2010

Até ao final de 2010, ou mais tarde, se necessário, há trabalhos tecnicamente mais exigentes, não dependentes da Estação, que poderão ser realizados por grupos de voluntários, como escuteiros ou outros grupos com alguma experiência em tais trabalhos. Entre estes destacam-se:

  1. Construção de passadiços, escadas e pontes, com vista à execução/demarcação, prevista para 2010, de um percurso pedestre circular no Cabeço Santo.
  2. Recuperação de pequenas construções de maneira a permitir a sua utilização em acções de educação ambiental ou outros fins associados aos objectivos do projecto.

 Destinatários

Todos os cidadãos ou grupos de cidadãos que queiram contribuir de forma voluntária para este projecto. De forma especial, pela sua proximidade à área de intervenção do projecto, são convidados os cidadãos da Freguesia de Belazaima e do Concelho de Águeda.

Calendarização das Jornadas de Trabalho Voluntário de Outono

  • Setembro: 26
  • Outubro: 3, 10, 17, 24 e 31
  • Novembro: 7 e 14

Realizar-se-ão jornadas sempre que haja pelo menos 3 voluntários inscritos até à Quinta feira à noite anterior ao Sábado previsto.

Apoio aos Voluntários:

  • Alimentação oferecida pela organização podendo, quando as condições o permitirem, incluir um cozinhado solar.
  • Possibilidade de transporte a partir de Aveiro e de Águeda.
  • Entrega de certificados de participação a todos os participantes.
  • Oferta de um pequeno arbusto nativo (medronheiro ou murta) aos participantes que, dispondo de espaço, o queiram levar para  plantar.
  • Oferta de um calendário para 2010, alusivo ao projecto, a todos quantos participarem pelo menos duas vezes nos Trabalhos de Outono.

  Formas alternativas de colaboração

Através de donativos para a aquisição de terrenos nas margens do Ribeiro de Belazaima (orçamento previsto de pelo menos 25000 Euros para 2009/10), despesa não coberta pelos apoios institucionais:

  • Por cheque enviado para o Núcleo de Aveiro da Quercus, conta “Cabeço Santo” na CGD, com o número 0239 018448 830
  • Por transferência bancária para o NIB 0035 0239 0001 8448 8309 4 (enviando comprovativo por correio postal ou e-mail para cabsanto@gmail.com, com identificação do número de contribuinte).

Sobre este assunto ver também a página  https://ecosanto.wordpress.com/apoios-ao-projecto/.

Os donativos privados (particulares ou empresariais) permitem a atribuição de benefícios fiscais, em sede de IRS ou de IRC.

Mais informação:

Para além da divulgada nestas páginas, pelo nº de telemóvel do Núcleo de Aveiro da Quercus, 966 551 372, ou por escrito por e-mail para cabsanto@gmail.com.

One Reply to “”

Deixe um comentário