Dia da Floresta Autóctone

O Dia da Floresta Autóctone foi condignamente celebrado no Cabeço Santo com uma jornada generosamente participada por quase 20 voluntários que, sem temer (muito) os aguaceiros que algumas previsões anunciavam, compareceram para mais uma grande bolotada, a continuação do trabalho de sementeira de bolota já com duas jornadas realizadas.

O dia anterior tinha sido muito chuvoso (35 litros por metro quadrado) e o terreno estava bem molhado e escorregadio. A área alvo era o terreno do Pé Torto, começando logo a seguir ao Vale de Barrocas, uma área inclinada, ainda com rebentos de eucalipto e com cascas e ramadas no chão, todos estes factores a dificultar a progressão no terreno.

DSC00809
Esta área ainda tem eucaliptos com rebentos de dois anos

Fez-se uma faixa de terreno paralela ao Vale de Barrocas, avançando desde o caminho principal em direcção ao ribeiro. Os muitos carvalhos espontâneos que já se encontravam no terreno “indicavam” o caminho. Também pequenos loureiros, em alguns locais, eram surpreendentemente abundantes. A equipa foi descendo, e o sol até foi sorrindo, embora muito “deitado” nesta encosta voltada a norte, mas aí pelo meio dia, um forte aguaceiro, acompanhado de rajadas de vento, derramou-se sobre a equipa, arrefecendo os ânimos, sobretudo de quem não estava precavido com impermeável e galochas. Felizmente não durou muito e o sol voltou, mas quanto a secar o que tinha ficado molhado, aí já era outra coisa…

Mai-19 037-2
Já havia muitos carvalhos espontâneos no terreno, embora ainda não com densidade suficiente (A)
DSC00808
Pequeno loureiro
Mai-19 051-2
De regresso para o almoço, um voluntário aproveita para arrancar umas mimosas (A)
DSC00811
Carvalho e eucalipto, as presenças mais regulares, mas ainda mais o eucalipto do que o carvalho
Mai-19 053-2
De regresso para o almoço (A)

Felizmente o almoço era quente e em sítio abrigado, o que ajudou a recuperar do aguaceiro. Foi desta vez uma gentileza da IPSS “Os Pioneiros”, da Mourisca do Vouga, cuja oferta agradecemos. Por sorte, o aguaceiro seguinte caiu ainda durante o almoço, e quando a equipa saiu para a curta tarde já o sol brincava ao esconde-esconde com as nuvens outra vez.

A tarde passou-se no Lousadelo/Represa, onde já tínhamos semeado nas duas jornadas anteriores. Até às 16:30h semeou-se quase totalmente a parcela que faltava. Mas esta era a hora marcada para terminar porque havia a anunciada reunião.

Mai-19 072-2
Ferramentas de trabalho, já na área alvo (A)
Mai-19 079-2
Voluntário em plena acção (A)
Mai-19 080-2
Hora de reunir e voltar (A)

Estima-se para este dia uma sementeira de entre 7 e 8 mil bolotas, para a contabilidade da Grande Bolotada Ibérica.

A reunião para discutir a criação de uma nova associação decorreu com uma participação ainda mais volumosa do que a jornada, de voluntários habituais e cidadãos locais, e foi produtiva porque muitas ideias foram apresentadas e o “gérmen” da nova associação foi criado. Também se transmitiram aos presentes as principais razões porque se avançou para esta solução, explicada neste documento.

P_20191123_182020
Perspectiva da reunião (M)

Devido à forma atípica como esta jornada foi concluída, não se tirou a habitual foto da equipa voluntária do dia. Obrigado a todos os voluntários por esta longa e produtiva jornada, que certamente ficará na história deste projecto e da nova associação que daqui sairá. Obrigado também ao Abel (A) e à Margarida (M) pelas suas fotos.

Tudo indica que continuaremos a semear na próxima jornada. Até lá!

Paulo Domingues

One Reply to “Dia da Floresta Autóctone”

  1. Olá Paulo.

    A 4.ª foto está mal legendada: foi já captada no caminho de regresso na descida para o ribeiro e trata-se de um voluntário que resolveu fazer uma paragem para arrancar umas mimosas.
    Abel Barreto

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s