Jornada de rega

Realizou-se no dia 20 de Julho a jornada de rega das árvores e arbustos plantados este ano. Para isso, contou-se com a contribuição de um auto-tanque da Unidade Local de Protecção Civil da Junta da União de Freguesias de Belazaima, Castanheira e Agadão, conduzido por um voluntário da Associação de Protecção Civil de Belazaima. Com uma capacidade de c. de 3200 litros, potencial de bombagem e a possibilidade de alimentar duas mangueiras, este equipamento permitiu uma rapidez e uma versatilidade que não era possível ter com material mais caseiro, como se utilizou noutros anos.

Começou por se tentar perceber qual a melhor estratégia para conduzir os trabalhos, se regando directamente com a agulheta ou se enchendo regadores que depois seriam distribuídos pelas árvores da vizinhança. Rapidamente se concluiu que melhor seria usar pouco os regadores e regar mais directamente, embora isso implicasse a assistência de um número significativo de mãos para deslocar a mangueira no terreno. De manhã, com menos voluntários presentes e com alguns a preparar árvores que ainda não tinham sido visitadas, funcionou apenas uma mangueira, tendo-se iniciado no ponto de mais difícil acesso do Vale de Barrocas. Os trabalhos decorreram com muita dinâmica e grande exigência física para todos os voluntários, pois era necessário regar aproveitando ao máximo a presença do auto-tanque. Mesmo assim os 3200 litros deram para toda a manhã, tendo-se regado áreas de declive elevado na zona de cabeceira do vale.

DSC00385
Trabalho em declive acentuado
DSC00386
Coordenação entre o auto-tanque e os voluntários a manobrar as mangueiras
DSC00388
Uma paisagem em mudança

Na hora de almoço encheu-se de novo o auto-tanque, mas para isso teve de se ir quase a Belazaima. O almoço não teve as comodidades da jornada anterior: foi ao sol e sem muito tempo para descansar…

À tarde, e já com a presença de mais voluntários, funcionaram duas mangueiras, que se deslocaram aproximadamente ao longo de faixas paralelas às linhas de nível para poupar energias. Mas, isso também implicava que os voluntários dispostos ao longo da extensão das mangueiras tinham de as fazer deslocar transversalmente, o que, com as plantas do matagal já bem crescidas, exigiu um esforço coordenado e quase contínuo, requerendo bastantes energias. Como funcionaram duas mangueiras, regou-se mais e ainda houve tempo para encher de novo o auto-tanque, e claro, regá-lo. Os últimos litros foram para algumas linhas da plantação de medronheiros para fruto que a Quinta das Tílias instalou na zona, com a contrapartida prometida de os voluntários deste dia cá fazerem uma colheita de medronhos… a seu tempo!

Com o lanche ainda em pleno campo, que incluiu um brinde com champanhe por gentileza do voluntário Fernando Leão, e também um voto de um futuro brilhante para as árvores neste dia regadas, a jornada foi concluída já eram praticamente 19 horas. Tinha sido uma grande jornada de 10 horas, só interrompida para o almoço e com quase 10 000 litros de água regada! Os voluntários estavam, naturalmente, cansados, e tal foi a dinâmica do trabalho que poucas oportunidades houve para fotos, tornando esta jornada comparativamente escassa em memória de imagens! Oxalá esta descrição tenha podido compensar essa escassez!

Apesar do volume de trabalho realizado, não foi possível regar todas as árvores plantadas este ano. Os voluntários presentes nesta jornada entraram com toda a justiça de férias voluntárias, mas se houver outros que possam comparecer na prevista jornada de 27 de Julho, ainda se fará algum trabalho de rega, ainda que com meios mais modestos.

IMG_4967
Foto do auto-tanque em manobras no final do dia
IMG_4979
Foto do grupo

Agradecemos toda a generosa contribuição voluntária aplicada nesta jornada e também à Junta da União de Freguesias de Belazaima, Castanheira e Agadão pela disponibilização do auto-tanque, bem como ao respectivo condutor, o Bruno Almeida, que também ofereceu a sua contribuição!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s