Última jornada de Primavera

Esta jornada decorreu num período de temperaturas amenas, e foi dedicada a trabalhos de acompanhamento das árvores e arbustos colocados à terra no Vale de Barrocas.

Os trabalhos decorreram acima do antigo caminho florestal para Belazaima-a-Velha, num terreno com declive por vezes acentuado. Antes de começar, fez-se uma demonstração da remoção das espécies concorrentes com as árvores e arbustos plantados e rectificação da caldeira para retenção da água, da chuva ou da possível rega de Verão. Onde disponíveis em quantidade suficiente, usaram-se plantas removidas para cobertura do solo em torno da planta.

CIMG7739
Voluntários prontos a entrar em acção (JM)
CIMG7735
Carvalho cuidado com cobertura de plantas espontâneas (JM)

Em muitos locais constatou-se a necessidade de cortar e remover tojos, carquejas, urzes ou outras plantas demasiado próximas das árvores plantadas, mas, por uma falta de previsão da organização, não tinham vindo ferramentas para tal: tesourões e tesouras de poda. Este é contudo um trabalho que terá largamente de ser realizado com moto-roçadoras, e a contribuição de pessoal especializado. Como toque final, colocou-se uma estaca de bambu junto das árvores mais escondidas.

CIMG7741
Voluntários no terreno com o Vale de Barrocas em fundo (JM)
CIMG7743
Castanheiro com cobertura e bambu de sinalização (JM)

Também se arrancaram eucaliptos de origem seminal, já muito dispersos, e cortaram-se rebentos, igualmente já raros nesta zona, usando machados.

Fez-se ainda o acompanhamento dos carvalhos e outras plantas de origem seminal, normalmente através da melhoria da área de retenção e infiltração da água em torno da planta.

Os trabalhos da manhã decorreram a bom ritmo, encosta acima. A certa altura, uma das voluntárias encontrou um balde que ficou esquecido desde a última plantação, com alguns medronheiros ainda no seu interior, tendo um deles sido colocado à terra por ter algumas folhas verdes. Aqui uma nota de atenção para tentarmos sempre não deixar coisas para trás pois que se perdem facilmente no meio do matagal.

CIMG7744
Os trabalhos continuam… (JM)
CIMG7750
… e continuam (JM)

Com o chegar da hora do almoço fez-se a merecida paragem para recuperar forças, em modo pic-nic, havendo a oportunidade de provar algumas iguarias vegan de uma das voluntárias, que também nos presenteou com um bolo vegan de alfarroba. Estava uma delicia e todos gostaram. Para além das habituais laranjas do Feridouro, presenteadas pela organização, também alguns voluntários contribuíram com frutas diversas.

No final, obteve-se uma primeira fotografia de grupo, por ausência na parte da tarde de uma das voluntárias.

CIMG7751
Foto da hora do almoço (JM)

À tarde os trabalhos continuaram encosta acima, em direcção ao coração do vale de Barrocas, num terreno com muitas plantas do matagal lenhoso e declive acentuado.

Ao chegar o fim da tarde as forças a esgotavam-se, e com os arranhões dos espinhos de tojo e das silvas que alguns voluntários já sofriam, decidiu-se dar por terminada a jornada e regressar à Quinta das Tílias para o merecido lanche.

CIMG7755
À tarde, já em cotas mais elevadas do monte (JM)
DSC00143
Erica cinerea, uma das urzes mais vistosas e de floração mais prolongada da região (PD)
DSC00144
Detalhe da flor da Erica cinerea (PD)
DSC00153
Castanheiro (PD)
CIMG7762
Segunda “foto de família” do dia (JM)

Para finalizar, tirou-se mais uma “foto de família”, com um dos elementos ausentes na primeira, e assim houve mais uma oportunidade para posar para a posteridade. O voluntário Paulo Vinagre cedeu-nos gentilmente um video com fotos suas:

Agradecimentos pela alegria, simpatia e contributo de todos. As fotos são de Paulo Vinagre (video), Jorge Morais, e ainda três de Paulo Domingues, tiradas já uns dias depois no local dos trabalhos.

Continuaremos a trabalhar por aqui no início do Verão! As datas das próximas jornadas serão publicadas em breve.

Jorge Morais e Paulo Domingues

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s