Última jornada de Inverno

A última jornada voluntária do Inverno foi marcada pela diversidade de participações: tivemos um grupo do Águeda Ashrama Yoga – Associação, outro de escuteiros do CNE Porto e ainda alguns voluntários habituais, que pela sua experiência e competência no assunto, tiveram um papel importante na orientação dos restantes. E tanto entusiasmo não era sem justificação: iria ser a última jornada inteiramente dedicada à plantação de árvores desta época.

O “palco” era, mais uma vez, o Vale de Barrocas, desta vez em torno, acima e abaixo, do antigo caminho de acesso às aldeias agora abandonadas de Belazaima-a-Velha e Cepos. As equipas dividiram-se, tendo os escuteiros trabalhado abaixo e os restantes voluntários acima do caminho. Depois da necessária teoria e prática da plantação de árvores, a manhã decorreu animadamente, e a plantação teve com frequência um toque artístico.

IMG_1398
Apresentação da área de trabalho e formação
IMG_1400
Uma perspectiva de alguns materiais
IMG_1413
Baldes já com plantas e fertilizantes prontos a avançar
IMG_1421
Ao trabalho!
IMG_1422
Os voluntários mais inexperientes aprenderam rapidamente a arte de plantar árvores!
IMG_1428
Uma árvore plantada
IMG_1434
O trabalho mais difícil…
IMG_20190309_111553
Abaixo do caminho, trabalharam os escuteiros do CNE Porto
IMG_1441
E assim se passou a manhã… e a tarde.

Antes do almoço, uma novidade: o grupo do Ashrama Yoga ofereceu a todos os participantes uma pequena prática. O almoço também trouxe novidades: entre outras coisas, incluía duas deliciosas tartes, cozinhadas por uma voluntária, cuja contribuição agradecemos.

IMG_1495
Preparados para uma prática de Yoga… ou apenas relaxando, depois de uma manhã de trabalho.
IMG_1503
O almoço foi no campo, como tem acontecido nas últimas jornadas
IMG_1497
Duas deliciosas tartes vegetarianas foram a estrela da refeição

À tarde os trabalhos continuaram com uma nova equipa de escuteiros e com mais alguns voluntários novos do Centro de Yoga. Aliás, os escuteiros ainda haveriam de vir também no Domingo para trabalhar no Vale de São Francisco, plantando sobretudo salgueiros. Só não se plantaram todas as árvores porque tinham sido trazidas realmente muitas (c. de 300). Mas também sobraram poucas, podendo afirmar-se que esta jornada foi muito produtiva.

IMG_20190309_120750
Uma preciosidade, pelo olhar atento da Margarida
IMG_20190309_120312
Um cogumelo
IMG_20190309_112459
Uma perspectiva poética dos trabalhos, captada pela Margarida
IMG_20190309_111651
Em quase dois anos [depois do incêndio de 2017], o matagal já cresceu o suficiente para quase esconder os voluntários,… e as árvores plantadas.
IMG_1523
Equipa do dia, mas sem os grupos do CNE Porto

E assim encerrámos em beleza a época de plantação de 2018/19! Foi um esforço notável com muitas jornadas de plantação e mais de 2000 árvores e arbustos plantados. Agora vem o cuidado, das árvores e de todo o espaço que as envolve. Mas isso será tema para as próximas jornadas, já na Primavera. A primeira, e isto é uma correcção ao aqui anunciado inicialmente, será apenas a 6 de Abril.

Obrigado a todos os voluntários e aos fotógrafos de serviço: João Pedro Cruz e Margarida. Na página do Cabeço Santo no Facebook há mais fotos. Os participantes do CNE Porto também publicaram as suas na respectiva página (Officium – Núcleo do Porto).

Paulo Domingues

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s