Última jornada do Outono

A última jornada voluntária do Outono e do ano de 2018 foi marcada por vários graus de incerteza, decorrentes da instabilidade atmosférica: primeiro, fazer ou não fazer, depois onde fazer, e finalmente já no decurso da jornada, ir ou não ir ao terreno!

Comecemos, porém, com uma referência anterior: no Sábado, 8 de Dezembro, uma equipa de escuteiros do agrupamento 319 de Santa Joana fez uma tarde de trabalho no Vale da Várzea e na Fonte do Porco, arrancando eucaliptos de origem seminal e cortando rebentos de toiças antigas. Os eucaliptos de semente são ainda resultantes do incêndio de 2017 e as toiças desvitalizam-se aqui por cortes sucessivos. Espera-se que este seja (quase) o último. A equipa terminou a tarde na Fonte do Porco, já com o sol a pôr-se no horizonte.

1
Arrancando eucaliptos de origem seminal
2
Cortando rebentos e arrancando
3
Tiveram a felicidade de observar uma salamandra!

A 15 de Dezembro, não obstante as previsões cinzentas, decidiu-se fazer a jornada: afinal era a última do ano, e a previsão de chuva para a noite seguinte era uma vantagem adicional. Acabou por se decidir ficar por um local mais próximo de abrigo, para alguma eventualidade, e o Vale da Várzea, ainda junto a Belazaima, era uma boa escolha.

Esta parcela de 1,6 ha já tem muitas árvores com origem na sementeira de bolotas realizada no Outono de 2017, e portanto o que há a fazer é plantar árvores nas áreas onde a sementeira foi menos bem sucedida e arbustos onde já há árvores suficientes. Foi a isso que a equipa de voluntários, alguns deles estreantes, se dedicou toda a manhã, sob um céu cinzento mas sem chuva e uma agradável temperatura em torno dos 14ºC. As árvores plantadas foram carvalhos e castanheiros e os arbustos medronheiros e pilriteiros.

DSC_3785
Jovem voluntário estreia-se na picareta
DSC_3786
Voluntário estreante já à vontade com a picareta
DSC_3792
Voluntário recolhe materiais: plantas e fertilizantes
DSC_3793
Em acção, no terreno
DSC_3796
Operação de fiscalização e vigia
DSC_3797
Vista de Belazaima, desde o Vale da Várzea
DSC_3799
Equipa feminina em acção
DSC_3801
Perspectiva da área. No canto superior direito, a zona onde tinham trabalhado os escuteiros uma semana antes
DSC_3806
Voluntário em momento de extroversão
DSC_3807
Um carvalho com origem na sementeira de bolotas de 2017
DSC_3808
Um carvalho de origem seminal já cuidado e acarinhado
DSC_3809
Com a manhã prestes a terminar, os voluntários reúnem-se

O almoço foi quente e confortavelmente abrigado na base de trabalho da Quinta das Tílias, numa altura em que tinha começado a chuviscar. Na hora de retomar o trabalho o chuvisco continuava, mas às vezes parecia muito fraco e quase não havia dúvidas em voltar ao terreno, mas mal a decisão era tomada aumentava um pouco enchendo os participantes de dúvidas… Finalmente a ousadia venceu: mesmo com chuvisco voltava-se ao terreno! E assim, numa tarde muito cinzenta e húmida se trabalharam mais duas horas até que, pelas 16, o chuvisco aumentou de intensidade e os materiais começavam a faltar pelo que se interromperam os trabalhos. Tinha sido uma tarde curta mas com uma manhã muito produtiva o dia valeu bem a pena.

DSC_3811
A tarde foi ainda mais cinzenta do que a manhã. Trabalhou-se na encosta poente do Vale da Várzea
DSC_3813
A equipa do dia, já na base de trabalho da Quinta das tílias, em despedida de 2018

Foi já na base da Quinta que, ainda sob chuvisco, se tirou a foto de despedida. Obrigado a todos os voluntários pela sua determinação e dedicação. O ano voluntário de 2018 chegava assim ao final com muitas jornadas realizadas e centenas de participações contabilizadas.

A equipa coordenadora do Projecto Cabeço Santo deseja a todos Boas Festas e Bom Ano de 2019. O plano de jornadas de Inverno está já em preparação e será publicado em breve. Estejam atentos!

Até 2019!

Paulo Domingues

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s