3ª Jornada de Verão

Para a terceira jornada de Verão, o dia começou fresco, o que tem sido habitual por estas paragens neste Verão ameno. Já com uma equipa facilitadora desfalcada (férias obrigam…) uma outra solicitação obrigou a relocalizar os trabalhos, optando-se por uma área próxima de Belazaima, o corredor ecológico ribeirinho, que começa no paredão da represa da Benfeita, e que continua para montante. Aqui as necessidades eram de corte de rebentos de eucalipto e mimosa.

Após uma breve explicação para um voluntário estreante, os trabalhos iniciaram-se numa área já com muitas plantas de espécies nativas, que têm vindo a recuperar depois de um corte de eucaliptos realizado há cerca de 3 anos.

CIMG7022
O inicio dos trabalhos (L)
CIMG7023
Mancha de acácias bem perto do paredão da represa (L)
CIMG7026
Os trabalhos avançaram a bom ritmo (MG)
CIMG7033
Carvalhos e a murta em flor (L)
CIMG7037
Boa disposição, já com as nuvens a deixar passar o sol (MG)
CIMG7042
Depois de terminada a intervenção (JM)

Ainda durante a manhã a equipa deslocou-se para o Vale de S. Francisco, que há algum tempo não era alvo de uma intervenção voluntária. Começando acima da área mobilizada em socalcos (ainda para os antigos eucaliptos que aqui existiam), os voluntários distribuíram-se em número de dois por socalco, e arrancaram e descascaram mimosas, bem como cuidaram das árvores plantadas, removendo plantas concorrentes.

CIMG7043
Medronheiro plantado no Inverno de 2016 (MG)
CIMG7045
Trabalho de equipa em diferentes socalcos (L)
CIMG7046
Descasque em algumas acácias (L)
CIMG7050
Uma paisagem em mudança, mas, com muitas ameaças (MG)
CIMG7060
Dois sobreiros de bolotas semeadas no último Inverno (JM)
CIMG7063
O Vale de S. Francisco, com muitas mimosas na linha de água, que cresceram muito rapidamente (JM)

Regressámos à base da Quinta das Tílias para o merecido almoço, aqui se juntando mais dois voluntários que tinham recolhido durante a manhã nos Pioneiros as refeições que esta IPSS da Mourisca do Vouga mais uma vez teve a gentileza de nos oferecer. Adicionaram-se ainda as laranjas do Feridouro e ameixas e azeitonas trazidas pelos voluntários. A todos estamos gratos.

Também recebemos neste dia a visita de uma equipa de filmagens que recolhe conteúdos para a elaboração de um documentário sobre iniciativas sustentáveis que promovem a biodiversidade. Ficamos a aguardar com expectativa os desenvolvimentos.

CIMG7065_1
Todos a ajudar na logística, para o merecido almoço (L)
CIMG7065_3
Os amigos de companhia também vieram dar o seu contributo (L)
CIMG7065_5
Depois do almoço, a caminho para o local habitual de relaxamento, no pequeno bosque de carvalhos a seguir ao Feridouro (L)
CIMG7065_8
Zona do ribeiro onde houve oportunidade para uma pausa (L)

À tarde, com voluntários com horários condicionados, também não era conveniente ir para mais longe e optou-se por trabalhar na faixa ribeirinha à entrada da mata da Alri Florestal. Objectivo: arrancar e descascar mimosas.

Com um grupo maior (do que de manhã), alguns voluntários afastaram-se do ribeiro para arrancar mimosas de origem seminal nas áreas ardidas em 2017 e abordar as rebentações de toiça.

CIMG7065_9
Descasque de mimosas (L)
CIMG7065_13
Trabalhos a decorrer em bom ritmo, apesar de algumas silvas (L)
CIMG7065_15
Ao mesmo tempo que se trabalhava, também a equipa de filmagens ia aproveitando para recolher imagens e fazer perguntas (L)

Com a maioria dos voluntários a ter que concluir a sua participação mais cedo, ficaram três para aproveitar as últimas horas da tarde ainda no trabalho com as invasoras.

CIMG7065_16
A foto de grupo (PM)

A equipa mais reduzida continuou até depois das 19 horas. Encerrou-se assim a jornada e a época (mas não a Estação) com um balanço francamente positivo.

CIMG7075
Ainda a arrancar e a descascar (JD)
CIMG7076
Panorama final (JD)

Agradecimentos pelas fotos à Liliana Meleiro, Margarida Fonseca, Jorge Morais, João Dinis e Paulo Martinho. Como habitualmente, mais fotos na página do Facebook.

Os trabalhos voluntários vão agora de “férias”, durante o mês de Agosto. Mas um mês passa depressa e logo no dia 1 de Setembro voltamos ao terreno no Cabeço Santo com a jornada do 12º aniversário do projecto! Para celebrar, e trabalhar, claro! Até lá.

Jorge Morais e Paulo Domingues

One Reply to “3ª Jornada de Verão”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s