Para quem gosta de saber tudo (ou quase) o que se passa no Cabeço Santo, e embora já tenha passado algum tempo, sempre se reporta que a última jornada de Inverno, prevista para dia 14 de Março, não se realizou nos moldes habituais, já que se apresentaram apenas dois voluntários, um residente e o outro quase, que, deste modo, decidiram fazer um programa de trabalho que só de tarde incluiu o Cabeço Santo. No entanto, apesar de ser apenas de tarde, o trabalho foi intenso e consistiu essencialmente em cuidados de uma mancha de carvalhos e castanheiros plantada em 2011 a montante do vale nº 6 em antigas terras agrícolas. Os trabalhos realizados foram o desbaste, desramação e corte de rebentação secundária em carvalhos, trituração de silvado e outra vegetação concorrente, e o corte de mimosas, algumas já bem grandes, que ainda se encontravam numa extremidade do terreno. Foi um trabalho intenso, quase sem tempo para fotos. Esta é talvez a última do Inverno de 2015:

Mas o Inverno já lá vai, e a Primavera já chegou, pelo que é tempo de preparar as Jornadas Voluntárias de Primavera de 2015. Para estas jornadas, uma novidade: os voluntários concentrar-se-ão em duas áreas apenas: uma em torno do vale nº 6, sobretudo na sua foz, onde as mimosas e os eucaliptos ainda abundam, e a outra no monte em zona de medronhal… e acácia-de-espigas. Desta forma pretende-se que os voluntários tenham melhor percepção do resultado do seu trabalho, acompanhando a evolução de uma área de extensão reduzida ao longo de vários meses.
Eis as datas propostas para as Jornadas de Primavera:
11 de Abril
2 de Maio
23 de Maio (visita)
6 de Junho
20 de Junho (sujeita a confirmação)
A 23 de Maio realizar-se-á a Jornada anual de visita ao Cabeço Santo, que será uma oportunidade privilegiada para dar a conhecer a evolução da área de intervenção, as suas belezas, os seus desafios…