Alteração de calendário

Por motivos de significativa importância, mesmo para o próprio Projecto Cabeço Santo (participação na Feira Nacional de Apicultura), a jornada prevista para 25 de Outubro será adiada para 1 de Novembro. A propósito, se puderem, apareçam pelo Fundão! O programa é “doce”: http://www.fnap.pt/eventos.php?m=16. E uma semana depois cá estaremos para cumprir o programa previsto.
Paulo Domingues

6 Replies to “Alteração de calendário”

  1. Boas Paulo, eu estive na Convergência Permacultura no Fundão este fds. Eu estive com este movimento a algumas semanas apanhar bolotas, não sei se conheces. Movimento Terra Queimada, que usam o método de Fukuoka de bombas de sementes. Espero que possa ir a um dos vosso eventos em breve. Um abraço. Jorge

    1. Obrigado pela informação Jorge. Sim, vou acompanhando o que se vai fazendo por aí, embora “à distância”. Em 1997 eu fui à Escócia durante 3 semanas fazer uma formação em Permacultura, li (apaixonadamente) os livros do Fukuoka, e tentei colocar algumas ideias em prática, em particular essa das bolas de sementes, aplicada às bolotas de carvalho (ver por exemplo https://ecosanto.files.wordpress.com/2008/02/relat_3ctv_belazaima.pdf). Mas, como outras ideias que necessitam de se sintonizar muito bem com as condições locais, esta, pelo menos com estas sementes, não me pareceu funcionar. Talvez funcione com sementes ortodoxas (que admitem a secagem), pois a bola protege-as dos predadores enquanto não existem condições de humidade/temperatura para germinarem, e mesmo com essas, nas nossas condições de Invernos muito pluviosos, parece-me que as bolas se desfazem muito antes de as condições para germinação chegarem. Por outro lado, com as sementes chamadas recalcitrantes (que não admitem a secagem), as bolas teriam que ser enterradas, o que também leva ao amolecimento das bolas e à exposição das sementes, ficando praticamente como se não tivessem bola. Isto é uma teoria sem verdadeira investigação “científica”, mas a verdade é que no nosso campo semeado com bolas de sementes de carvalho e sobreiro, o sucesso foi muito, muito modesto.
      Mas não quero com isto dizer que o método não deva ser experimentado nas nossas condições climáticas, em particular com sementes ortodoxas. Se já há experiências de campo com resultados descritos, gostarei de os conhecer e ver se têm aplicabilidade aqui no Cabeço Santo.
      Saudações, Paulo Domingues

      1. Olá Paulo,
        Como te tinha referido sou um mero curioso neste assunto e fui ajudar a recolher as bolotas com a Teresa e o Bernardo em que eles explicaram-me o método por alto e os resultados tem sido um sucesso nas iniciativas que eles tiveram no Gerês e agora na Freita. Convido-te a visitar a página deles e fazer-lhes o contacto, eu sei que eles vão fazer mais sessões de fazer as bombas e vamos lançá-las também no próximo mês.
        http://www.movimentoterraqueimada.com/quem-somos/

        Não sei se conheces esta iniciativa que dei o meu apoio.
        http://videos.sapo.pt/zyZ7FbIeOdMcr0pTJJnU
        http://ppl.com.pt/pt/prj/sermos-donos-disto-tudo

        Adianto, que também tenho seguido o movimento Transição e espero com os contactos que fiz no Fundão, me encontrar com as pessoas que estão activas neste grupo e também com o Quinta da Moita na Oliveirinha.
        http://transicaoportugal.net/
        https://www.facebook.com/AveiroEmTransicao?fref=ts
        https://www.facebook.com/QuintaEcologicadaMoita/timeline

        Era bom conhecer todas as associações, movimentos, organizações do Distrito de Aveiro/Baixo Vouga para uma possivel cooperação em eventos, gestão de recursos e outros.

        Saudações
        Jorge

      2. Boa Noite Paulo,

        Espero que estejas bem.
        Não sei se já contactas-te a MTQ, mas aqui vái na mesma a informação.

        Espero que tenha interesse e que possam espalhar na vossa rede este evento,

        07 de Dezembro, Casa do Povo em Arouca
        10h00 até 17h00

        “Semear Vida em Sítios Desertificados” é o nome do projeto do Movimento Terra Queimada e que pretende lançar cerca de 70.000 bolas de sementes na Serra da Freita. O objectivo é dar origem a um corredor ecológico com espécies folhosas na área do Vale da Raíz. As bolas de sementes são compostas por argila e terra. No seu interior é colocada uma bolota, isto é, semente de carvalho-alvarinho ou de carvalho-negral.

        Contacto teresamarkowsky@gmail.com

        https://www.facebook.com/events/1509688079279930/?notif_t=plan_user_joined

        Obrigado pela possivel divulgação
        Cumprimentos
        Jorge

  2. Obrigado, Jorge, mais uma vez por toda a informação. Com efeito todos os contributos são bem-vindos, e em particular os que possam permitir reavaliar o interesse da técnica das bolas (ou bombas?) de sementes. Ainda ontem estive no Caramulo numa visita de campo promovida por uma Associação local para analisar a evolução da situação um ano após os grandes incêndios na Serra e constatei que talvez haja aí espaço e condições para aplicação da técnica. E o tempo urge! Por isso vou consultar a documentação e contactar o Movimento.
    Quanto aos grupos de Transição, claro que vou acompanhando e vários voluntários no Cabeço Santo já têm falado da Quinta da Moita, que com efeito não conheço pessoalmente. Por isso, e ao saber que estavam no Fundão, tentei pelo menos assistir à apresentação deles, até por tocar num tema no qual também há actividade e experimentação no Cabeço Santo (a apicultura) e por ser a razão principal da minha ida ao Fundão. Mas não foi possível, por razões organizativas. Parece que a “intercepção” entre a Feira / Fórum Apícola e a iniciativa de Transição e Permacultura não funcionou muito bem, apesar de anunciada. Contudo não faltarão oportunidades. De resto, penso que uma maior colaboração entre grupos que partilham ideias comuns é sempre de promover e de acarinhar. Mesmo que nos detalhes as ideias nem sempre sejam tão comuns assim… No caso da iniciativa da Montis, e até pelo facto de acontecer no Caramulo, por certo que é merecedora da maior atenção.
    Saudações, Paulo Domingues

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s