A Primavera já começou, Abril já está aí… é tempo de programar as Jornadas Voluntárias de Primavera no Cabeço Santo!
Depois de todos os trabalhos de plantação de árvores e arbustos realizados durante o Inverno, sem dúvida que uma das prioridades dos trabalhos de Primavera será o acompanhamento das áreas plantadas, garantindo às jovens plantas as melhores possibilidades de sobrevivência, através da remoção de plantas espontâneas concorrentes e da verificação do estado dos tubos de protecção e respectivos tutores.
No entanto, outros trabalhos poderão ser realizados, em função da participação voluntária. Sempre necessários são os trabalhos de remoção de mimosas, que nas zonas mais frescas e férteis crescem com grande rapidez. À participação voluntária estão reservadas as áreas mais fáceis e agradáveis de trabalhar, como certos troços das margens do ribeiro. Nas áreas de intervenção mais antiga, as primeiras árvores plantadas atingem já alturas de 3 metros ou mais, o que constitui um factor fortemente motivador. Outro factor por certo motivador será o aumento da área ribeirinha de intervenção, em direcção ao Feridouro. No entanto, não será provavelmente ainda esta Primavera que esta nova área estará “aberta” à participação voluntária.

Um marco do calendário anual das actividades no Cabeço Santo é a jornada de visita, que se realiza no mês de Maio, este ano no dia 24. Será uma visita com início na capela do Feridouro, subindo-se o cabeço ao longo do vale nº 2, para depois se percorrer o trilho PR8 – Trilho da Serra ao longo da maior parte do seu traçado, sendo a parte final o percurso ribeirinho. Toda a visita decorre durante a manhã. No entanto, à tarde poderão realizar-se pequenas visitas a locais de Belazaima onde também decorrem trabalhos de recuperação ecológica, devendo nesse caso os participantes vir munidos de almoço, que decorrerá num parque de merendas.
Eis as datas previstas para as jornadas:
Abril: 12
Maio: 3, 24 (jornada de visita)
Junho: 14
Mais detalhes poderão ser consultados no documento Jornadas Voluntárias Primavera 2014 em formato pdf, que também pode ser utilizado para divulgação.
Bem-vindos ao Cabeço Santo na Primavera!