Esta é uma versão corrigida do calendário de Jornadas de Outono publicado há alguns dias, em que se alteram as datas das últimas duas jornadas.
A primeira terá lugar já no dia 6 de Outubro e será integrada na Semana Europeia da Custódia do Território (http://www.landlifeweek.eu). Será uma jornada dedicada à sementeira de bolotas e à recolha de frutos de outras plantas nativas, em particular o lentisco. A sementeira, contudo, só se poderá realizar se as condições do solo forem favoráveis, isto é, se já estiver húmido. Este dia terminará com o enfrascamento dos primeiros frascos de mel Cabeço Santo e a oferta aos voluntários dos primeiros frascos de 150g da colheita de 2012!
Nas restantes jornadas continuarão os trabalhos de acompanhamento das áreas sob intervenção do projecto, que consistem sobretudo na remoção de plantas de espécies invasoras e a protecção das árvores já introduzidas. Também se fará uma avaliação da acção de plantação de estacas de salgueiro realizada no ano passado, que será complementada, se necessário.
No dia 24 de Novembro será uma jornada inspirada pelo dia da Floresta Autóctone (23/11) e associada a outras iniciativas de promoção do bosque nativo que se realizam pelo país nesse dia (Florestar Portugal, iniciativa da Associação Mãos à Obra e da qual a Quercus é parceira). Será o dia em que se poderão de facto plantar algumas árvores, em particular medronheiros.
Eis os dias planeados para as Jornadas de Outono de 2012:
Outubro: 6 [integrado na Semana Europeia da Custódia do Território], 27
Novembro: 3, 24 [integrado na iniciativa “Florestar Portugal”
Dezembro: 15
O documento Trabalhos_Outono_Cabeco_Santo-2012 detalha alguns aspectos destas Jornadas de Outono.
Eis finalmente a foto “oficial” da participação na Semana Europeia da Custódia do Território, que, não tendo sido rigorosamente obtida no Cabeço Santo, foi-o 3 km a jusante no Ribeiro de Belazaima e pretende ilustrar como poderá ficar o mesmo Ribeiro no Cabeço Santo dentre de 10 ou 15 anos!