No último Sábado do Inverno, já com a Primavera a anunciar a sua chegada com temperaturas elevadas e um sol radioso, seis voluntários reuniram-se para plantar as últimas árvores desta temporada. Seis? Não, cinco, já que um deles, por sinal o responsável pela coisa, ausentou-se logo à chegada com a desculpa de ter de ir tratar das abelhas. Os restantes voluntários, que não podiam escapar, dado encontrarem-se bastante longe da civilização, não tiveram outro remédio senão pôr mãos às ferramentas e plantar árvores. O local, junto ao Ribeiro de Belazaima, embora plano, encontrava-se com alguma lenha espalhada (mas nada parecido com o panorama da jornada anterior) para além de o solo ter sido bastante compactado pelo trânsito dos veículos que levaram os eucaliptos que aqui estavam, umas árvores bastante grandes que não tinham sido queimadas pelo incêndio de 2005. Estas terras eram antigas leiras agrícolas de Belazaima-a-Velha, a antiga povoação a pouco mais de 500 m, a montante. A compactação do solo exigiu por isso um esforço adicional aos voluntários na abertura das covas e preparação da “cama” para as árvores.

Já eram quase 14 horas quando o voluntário ausente voltou, para o almoço (!), com a desculpa de que as abelhas tinham dado muito trabalho… O trabalho de plantação de árvores, quanto a esse, tinha progredido admiravelmente, e o terreno, que apresentava um aspecto bastante desagradável ao início, já começava a parecer bem melhor. Depois do almoço fez-se um pequeno passeio a pé, sobretudo em atenção aos dois novos voluntários presentes. Depois disso, o voluntário da organização argumentou que tinha de continuar nas abelhas e ausentou-se de novo depois de mostrar aos restantes voluntários o que tinham para fazer no resto da tarde.



Tal como nem todos os voluntários que aí constam trabalharam (na plantação), as ferramentas empunhadas também nem todas foram usadas neste dia. Elas representam a vontade dos voluntários em continuar a trabalhar neste local, que ainda precisa muito da sua boa vontade. A Primavera espera por eles, e por todos os que até aqui queiram vir dar a sua contribuição nas “Jornadas de Primavera no Cabeço Santo”! A anunciar em breve!
P. D.
2 Replies to “Última jornada de Inverno”