No Sábado 11, realizou-se a última jornada voluntária de Outono, uma fantástica jornada que contou com a participação de um numeroso grupo de elementos do colectivo “Plantar Aveiro”. Contudo os planos para este dia não eram “plantar”, mas o contrário: “arrancar”! De facto, aproveitando esta generosa e oportuna mão de obra voluntária, deu-se continuidade ao trabalho iniciado na jornada anterior de arranque de plantas de acácia-de-espigas no vale nº 3, um vale que foi sujeito a uma operação de queima controlada, o que deu origem a uma germinação massiva de plantas dessa espécie. Esta operação, à qual a equipa se aplicou logo à chegada, foi complementada por uma acção de corte dos rebentos de eucalipto ainda existentes, deixando o espaço praticamente pronto para acções de plantação de árvores e arbustos, a realizar nas próximas jornadas de Inverno.

O tempo estava bom, até “demasiado bom”, o que promoveu o surgimento de uma enorme população de melgas que tentaram por todos os meios ao seu dispor abalar a boa disposição dos voluntários. Sobretudo na hora de almoço, os incómodos insectos não deram tréguas, disputando, não a comida, mas o sangue dos voluntários… Mas a boa disposição conseguiu prevalecer e o pior que pode ter acontecido, para além das picadas, é que não foi possível relaxar descansadamente, tendo os voluntários regressado ao trabalho rapidamente…



E assim, com uma jornada particularmente bem sucedida do ponto de vista do volume de trabalho realizado, se viram concluídas as jornadas de Outono no Cabeço Santo. Já em Janeiro se iniciarão as jornadas de Inverno com trabalhos de plantação de árvores, poda de rebentos, e claro, eliminação de plantas de espécies indesejadas (leia-se exóticas e invasoras).

A foto de despedida tirou-se já de noite junto aos portões da mata. Um obrigado a todos os voluntários!
P.D.
Janeiro quando, exactamente? E para além de aparecer, oque pode nem sempre ser possível, o que mais se pode fazer para dar uma mãozinha?
Caro Henrique
Obrigado pela sua boa vontade. O calendário de Inverno ainda está em estudo mas sairá muito brevemente, sendo devidamente anunciado. Outras contribuições: a financeira, e, para quem está por dentro do assunto, todas as sugestões, opiniões e criticas sobre o trabalho desenvolvido são bem-vindas. O projecto tem alguns consultores científicos e também vai aprendendo com a sua própria experiência, mas ninguém sabe tudo, claro.
Paulo Domingues