Finalmente chegou o grande dia da inauguração da Estação de Biodiversidade de Cabeço Santo (EBIO), sinalizando o solstício de verão, dia 21 de junho!
É um evento gratuito aberto a todo o público que queira comparecer. O ponto de encontro será pelas 10h, à entrada da Mata do Cabeço Santo no lugar do Feridouro, 3750-363 Belazaima do Chão, coordenadas GPS 40.527370, -8.341050.
https://www.biodiversity4all.org/projects/rede-de-estacoes-da-biodiversidade
https://www.biodiversity4all.org/projects/ebio-cabeco-santo
Para além do percurso interpretativo de 1.3km, acompanhado pelos técnicos da Tagis-Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, será dinamizada também uma oficina de foto armadilhagem da parte da tarde pela Ecóloga Mariana Rossa. O evento tem previsão de terminar às 16h, sendo que o almoço é oferecido pela organização.
Mariana Rossa é ecóloga e tem um particular interesse na dinâmica das populações e ecossistemas com foco na conservação e gestão da vida selvagem. Tem experiência em monitorização de vida selvagem e de estudo das relações intra e interespecíficas que caracterizam uma rede trófica. Atualmente é aluna de Doutoramento na Universidade de Aveiro onde avalia o impacto das reintroduções de ungulados nas funções e processos do ecossistema.
A inscrição é obrigatória enviando email para cabsanto@gmail.com.
Esta é a segunda EBIO a ser instalada no concelho de Águeda, além de Macieira de Alcôba. A iniciativa conta com os parceiros Quinta das Tílias, Quercus ACN e Altri Florestal, bem como o apoio do Município de Águeda e União de Freguesias de Belazaima, Castanheira do Vouga e Agadão.


