Já há bastante tempo que, por contingências diversas e gestão de prioridades, não tem sido possível trazer notícias ás páginas deste sítio, mas vale a pena, nem que seja brevemente, reportar o que se passou.
A primeira quinzena de Janeiro foi chuvosa, e a primeira jornada de Inverno prevista não se realizou. Na segunda, a 21/01, participaram sete voluntários que continuaram trabalhos anteriores de plantação de arbustos autóctones (murtas e lentiscos), entre os sobreiros e medronheiros já plantados na época anterior. Foram plantados 115, incluindo alguns sobreiros de retancha.




Depois dos arbustos plantados, a equipa dedicou-se a cuidar das árvores já instaladas, sachando, desramando e tutorando, sempre que necessário.
Entretanto uma podadora trabalhou também durante todo o dia, cortando eucaliptos, mimosas e acácias-de-espigas, que cresceram vertiginosamente a partir de raízes e toiças que ficaram enterradas após os trabalhos de ripagem do terreno.






Foi um dia bem produtivo!
Na segunda jornada efectiva do Inverno (4/02), também houve sete voluntários, mas quatro deles participaram apenas de manhã. Assim, durante essa manhã cortaram-se rebentos de eucalipto numa parcela da margem norte da represa de rega do Ribeiro de Belazaima, seleccionaram-se rebentos de carvalho e medronheiro e ainda se plantaram algumas árvores. Nesta parcela, que já foi, em parte, agrícola, havia bastantes carvalhos mas também eucaliptos muito grandes, que foram retirados em 2021. A queda dos eucaliptos danificou carvalhos e medronheiros e uma primeira intervenção de recuperação tinha sido feita no Inverno de 2022. Os carvalhos mais danificados foram cortados pela base e foi a rebentação desses cortes que foi seleccionada na jornada deste dia.




Uma roçadora trabalhou também no corte de um silvado, logo ali ao lado.


À tarde, reduzida a equipa a três voluntários, o destino foi a secção inferior do Vale de S. Francisco (entre a estrada e o primeiro caminho, a montante). Aí se cuidaram as árvores instaladas, fazendo desramações, desbastes e também o corte das últimas mimosas que por aqui ainda permaneciam, depois das últimas jornadas de 2022, nas quais se realizou aqui bastante trabalho. Pode-se dizer que esta secção do vale está já muito bem encaminhada. Agora faltam as outras!…


Entretanto, reiniciaram-se no início de Fevereiro as participações dos voluntários do Centro de Juventude de Águeda, às Sextas-feiras.
Agora vivemos uma temporada seca. Oxalá não se prolongue demasiado. Por isso, para já, não plantaremos mais árvores. Não falta, contudo, que fazer. Alguns carvalhos já começaram a rebentar, mas muito trabalho de cuidado das árvores pode ser feito. Vamos a isso? A próxima jornada é já no próximo Sábado e, para isso, o tempo continua bom.