Cancelamento da jornada de 11 de Julho

Com 35ºC de temperatura máxima previstos (e confirmados) para Sábado, 11 de Julho, em Belazaima, decidiu-se cancelar ou adiar a prevista jornada voluntária para esse dia. Num primeiro momento, ainda se pensou no adiamento para 18, mas agora já é possível antever que ainda estaremos sob influência de uma massa de ar bem quente, ainda que o pico de temperatura esteja previsto para Sexta. Deste modo, é preferível cancelar definitivamente a jornada de 11, realizar a prevista para 25, e depois, havendo disponibilidade voluntária, marcar uma para um dia de Agosto, em jeito de compensação.

Mas não são só “más” notícias: o dia 11 teve, é certo, uma máxima de 35ºC, mas, pelo final da tarde começaram a formar-se umas nuvens de trovoada, que finalmente culminaram numa chuva forte e breve que chegou a ser de granizo. Em poucos minutos caíram em Belazaima mais de 9 litros por metro quadrado! Foi uma boa rega, que atenuou os excessos de calor que temos tido, embora tudo indique que as variações, embora numa escala espacial restrita, tenham sido grandes: para os lados do Feridouro e do Cabeço Santo, a precipitação já deve ter sido menor. Em todo o caso, como todos as chuvas de Verão na nossa região, foi um fenómeno intenso e revivificante, vivido com grande excitação!

Screenshot 2020-07-14 15.16.42
A “história meteorológica” do dia 11 de Julho. Depois da chuvada, durante a qual a temperatura caiu para 20ºC, ainda voltou a subir até 26 antes de descer outra vez com o anoitecer.

Até breve!

Paulo Domingues

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s