Só quem já participou em acções voluntárias de plantação de árvores em terreno não mobilizado, com matagal e raízes de eucalipto, sabe como é difícil e fisicamente exigente a operação de mobilização inicial do solo realizada com ferramentas manuais – principalmente picaretas – e como, mesmo assim, muitas vezes não se conseguem criar as condições óptimas para a jovem plantinha, frágil e de raízes pouco desenvolvidas, se ancorar com sucesso e vencer as vicissitudes da sobrevivência, mesmo com os cuidados básicos posteriores. Muitos voluntários do Projecto Cabeço Santo tiveram essa experiência e confirmaram isso mesmo com os seus próprios braços.
A pensar no esforço desses voluntários, mas também na produtividade do trabalho de plantação e no sucesso de uma operação que, no momento em que a plantinha é deixada no terreno, teve já um grande investimento a vários níveis, um grupo de activistas e profissionais da floresta, encabeçados pelo responsável pelo PCS, propôs um projecto ao Orçamento Participativo Portugal (OPP) para aquisição de uma máquina que muito pode contribuir para atingir esses alvos: a retro-aranha. Esta máquina invulgar (de momento não existe nenhuma, com carácter permanente, a operar em Portugal), consegue movimentar-se em terreno de declive elevado, inacessível a qualquer outra máquina, e realizar, com uma simples alternância de cabeçais, os trabalhos de destroçamento de matagal (se necessário) e de preparação do local de plantação.

Já várias vezes ao longo dos últimos anos se tentou ter uma tal máquina a operar no Cabeço Santo, mas, devido às contingências acima referidas, isso nunca foi possível. Eis agora a oportunidade! A proposta está validada e em fase de votação. Com o apoio de voluntários e amigos do Projecto Cabeço Santo, todos podem, com um simples voto, contribuir para que a aquisição desta máquina seja possível.
É aqui: https://opp.gov.pt/proj/485?page=1&ordering=random_order
Embora o PCS esteja na primeira linha de beneficiar com a disponibilidade desta máquina, é claro que ela estará disponível para trabalhos de plantação de árvores por todo o norte e centro do país (onde o declive do terreno ou outros aspectos técnicos o justifiquem). Sendo um equipamento adquirido no âmbito de um OPP, a sua vocação principal será apoiar trabalhos de restauro ecológico, como acontece no Cabeço Santo, mas ela estará também disponível para trabalhos de plantação com fins produtivos nos quais a sua contribuição permitia realizar os trabalhos de preparação do solo de forma mais sustentável e saudável do que pode acontecer com meios mais convencionais. Mas detalhes adicionais sobre como se organizará a disponibilização da máquina ficarão para momento próprio.
Para já, há que divulgar e votar. E para quem quiser saber mais, eis algumas ligações relevantes:
Destroçamento de matagal:
https://www.youtube.com/watch?v=ANQbcJCwd5U
Destroçamento de matagal e preparação do local de plantação:
https://www.youtube.com/watch?v=BVkq-d-GUTM
https://www.youtube.com/watch?v=NAMZrbxcVs8
Página da empresa Talleres Saavedra sobre retro-aranhas: https://www.talleressaavedra.es/retroaranas/
Esta iniciativa tem também uma página no Facebook (Retro-aranha no Facebook) onde se esclarecerão dúvidas e se promoverá a ideia.
Nem todos os voluntários podem participar em trabalhos de campo. Eis a sua oportunidade de contribuir! Com o empenho de todos, conseguiremos ter este equipamento em Portugal, contribuindo para um melhor cuidado do solo de montanha e para potenciar os trabalhos que tantos voluntários associados a diferentes grupos já realizam em prol da floresta, da paisagem, e da biodiversidade!
Paulo Domingues
Republicou isto em communitysoulbook.
esta feito….letras do cartão de cidadão devem ser maiúsculas e no meu caso colocar zero antes das letras (10 digitos)