Depois da caminhada do passado Sábado, dia 21, voltámos aos trabalhos de campo, com o propósito de cortar rebentação das toiças dos eucaliptos no Vale de Barrocas e zona ribeirinha.
Esta foi mais uma jornada extra, tendo-se desenvolvido esforços para conseguir a disponibilidade do maior número possível de voluntários, e oferecendo-se condições facilitadoras de transporte e estadia para quem veio de longe. Infelizmente, não estamos a conseguir captar o interesse de pessoas de mais perto, vamos tentar outras estratégias e chegar a instituições e grupos que desconhecem o projeto.
Devido à falta dos meios logísticos habituais, o dia começou com uma caminhada pelo caminho de acesso à Mata do Cabeço Santo, passando pelo Chão do Linho e depois subindo o Vale de Barrocas para acesso à área que não foi intervencionada na última jornada. Foi um inicio exigente com a caminhada e o corte dos eucaliptos pela encosta acima.







Os trabalhos desenrolaram-se a bom ritmo, e chegada a hora do almoço voltámos a descer o vale para descobrir uma sombra para uma merecida pausa. Pelo caminho puderam apreciar-se os trabalhos e as bonitas árvores que foram por nós plantadas.


A acção seguinte era a continuação do corte da rebentação de eucalipto na zona ribeirinha. Aqui os rebentos dos eucaliptos eram maiores, o terreno mais declivoso e com a presença de sobras de ramada e de lenha deixadas aquando do corte.
O esforço foi imenso: tentámos trabalhar em linha para conseguir percorrer toda a largura da encosta.
Um dos elementos progrediu junto ao ribeiro, que é a parte mais densa, mas acabou por se deixar essa faixa para análise da equipa coordenadora para estudo de possíveis alternativas, pois que se trata de uma área muito densa de eucaliptos, mimosas, matagal e lenha.


Para alguns voluntários esta foi uma tarde de grande exigência, apesar das temperaturas amenas, tendo-se os trabalhos prolongado até ao fim da tarde.
Cobrimos uma grande área, na qual os trabalhos vão continuar até à entrada do Feridouro nas próximas semanas.




Aqui fica o meu agradecimentos a todos os voluntário pelo esforço, dedicação em prol do projecto e da Natureza.
Mais uma jornada extra está a ser planeada ainda para esta Primavera, será anunciada a data em breve.
Aqui fica o meu agradecimento pela disponibilidade das fotos da Maria Teresa.

Até breve!
Um bem haja a todos!
Jorge Morais
Reblogged this on communitysoulbook.