Este foi um evento criado para ir ao encontro da disponibilidade de alguns voluntários durante os dias da semana, queremos que este seja o inicio de mais iniciativas, de uma nova realidade na nossa sociedade.
Os trabalhos na parte da manhã realizaram-se numa das encostas da zona da Chousa. Aqui estavam bastantes mimosas (Acacia dealbata), germinadas por acção das queimadas realizadas para limpar a área de lenha e ramadas. Na época de plantação deste ano, plantaram-se sobretudo sobreiros (Quercus suber) e medronheiros (Arbutus unedo).




O trabalho de arranque manual das mimosas na encosta realizou-se de baixo para cima. Entretanto o calor começou a fazer-se sentir.
Tentámos ser minuciosos, trabalhando em linha para cobrir a maior parte da área.



Pelo final da manhã, apesar de não termos concluído, resolvemos fazer a merecida pausa para o almoço durante a qual aproveitámos para estar perto da ribeira e descansar um pouco.

No período da tarde resolvemos ir para uma encosta voltada a norte, a sul do ribeiro de Belazaima, uma vertente menos inclinada junto ao Vale de Barrocas. A ação desta vez, era o corte da rebentação de eucaliptos (Eucalyptus globulus). Queremos regenerar esta encosta com espécies autóctones a serem plantadas no próximo Inverno. Os trabalhos envolviam o uso de ferramentas manuais como machadas e podões. Após explicações sobre do uso desta ferramenta e aspectos de segurança, iniciaram-se os trabalhos.



Mais uma vez, o calor fazia-se sentir, mas os trabalhos avançaram a bom ritmo. Com pouca ou quase nenhuma ramada no terreno, fizemos uma encosta quase completa.
Todos foram fazendo pausas para beber água e descansar um pouco e apreciar a paisagem com a aldeia do Feridouro em pano de fundo.
Concluídos os trabalhos, estávamos todos de parabéns: tínhamos feito um excelente trabalho mesmo com todas as condicionantes. Uma nota especial aos dois elementos femininos que mostraram toda a sua força e coragem para este tipo de trabalho.
Um pequeno prémio foi a possibilidade de comer o lanche perto da ribeiro no vale do tojal. Houve a oportunidade de irmos pôr os pés na água e houve mesmo alguém que fez um pequeno duche naquelas águas límpidas e um pouco frias para alguns.



Obrigado a todos pelo vosso contributo, em nome do projeto e da Natureza.
A próxima jornada planeada é já este sábado dia 7. Façam a vossa inscrição para o nosso endereço de E-mail. Claro, vamos ter que esperar para sexta-feira para confirmar se a meteorologia vai nos deixar fazer o evento.
Os meus agradecimentos à Maria Teresa pela partilha das fotos.
Peço desculpa, mas ficou a faltar a foto de família.
Até breve!
Jorge Morais
Reblogged this on communitysoulbook.