Eis o anúncio de mais uma temporada de jornadas voluntárias, desta vez de Primavera, a Estação mais desejada. O texto de divulgação, em formato pdf, pode também ser consultado e divulgado.
Os trabalhos propostos desenvolvem-se na sequência dos trabalhos de Inverno, durante os quais foram plantadas mais de 3500 árvores e arbustos, sobretudo por pessoal profissional mas também pelos voluntários que participaram nas jornadas de Inverno. Deste modo, em 2008 e 2009 são já mais de 7000 as árvores e arbustos de espécies nativas plantadas nas áreas em recuperação. Não obstante todo o esforço já desenvolvido, há também ainda muito trabalho a realizar no domínio do controlo da vegetação invasora.
A destacar neste período é a realização de uma jornada de visita e observação, no dia 15 de Maio. Ocupará todo o dia e incluirá visitas a áreas com diferentes estágios de transição para formações nativas mais ou menos estáveis e auto-sustentáveis. Mais detalhes sobre esta jornada serão anunciados oportunamente no blogue do projecto.
Trabalhos a realizar
Os trabalhos realizar-se-ão quer junto ao Ribeiro de Belazaima quer nas cotas mais elevadas do monte, nas áreas onde já se efectuaram as principais intervenções: remoção extensiva da vegetação invasora e introdução de espécies nativas. Os trabalhos a realizar serão:
- Acompanhamento da evolução das árvores e arbustos plantados, removendo, sempre que necessário, vegetação concorrente
- Colocação de estacas junto aos arbustos plantados
- Limpeza de trilhos para integração no percurso pedestre a demarcar este ano
- Corte e arranque de plantas da vegetação invasora
Os trabalhos serão, em cada dia, adaptados ao número e características dos voluntários presentes.
Destinatários
Todos os cidadãos ou grupos de cidadãos que queiram contribuir de forma voluntária para este projecto. De forma especial, são convidados os cidadãos da Freguesia de Belazaima e do Concelho de Águeda.
São também bem-vindos grupos de empresas, associações, escolas, escuteiros, etc. que se queiram organizar para realizar uma jornada. Poderão ser marcados dias específicos para estes grupos.
Calendarização das Jornadas de Trabalho Voluntário de Primavera
- Abril: 10
- Maio: 8, [15 para visita e observação] e 22
- Junho: 5 e 19
Realizar-se-ão jornadas sempre que haja pelo menos 2 voluntários inscritos até à Quinta-feira à noite anterior ao Sábado previsto.
Apoio aos Voluntários:
- Alimentação oferecida pela organização podendo, quando as condições o permitirem, incluir um cozinhado solar (não se aplica ao dia de visita).
- Possibilidade de transporte a partir de Aveiro e de Águeda.
- Entrega de certificados de participação a todos os participantes.
- Oferta de um calendário para 2010, alusivo ao projecto.
P. D.