Quais são então os trabalhos previstos para as próximas semanas?
Entre Fevereiro e Março a prioridade vai para a plantação de medronheiros e a sementeira de bolotas de carvalho e sobreiro. Os medronheiros são de origem seminal e foram oferecidos pelos Viveiros Florestais de Amarante. Trata-se de plantas com torrão com um ano de idade. As bolotas de sobreiro serão fornecidas pela empresa “Sucesso da Semente”. Foram colhidas no último Outono e foram conservadas em frio até agora, após um tratamento para evitar a formação de fungos. As bolotas de carvalho foram colhidas e conservadas localmente em frio, sem qualquer tratamento. Para todas estas espécies haverá uma preparação local do terreno, fertilização, e implantação. As bolotas serão protegidas por meio de tubos de protecção, a fim de evitar a sua predação.
Estas acções efectuar-se-ão em áreas de reconversão de eucaliptal, nas propriedades da Silvicaima (áreas de protecção) e da Quercus.
Sempre que possível, efectuar-se-ão acções de controlo das plantas invasoras, mas essa é uma actividade que pode ser levada a cabo em qualquer altura do ano pelo que nesta altura não será prioritária.
