Novo Ano, coisas novas, coisas antigas

Um Novo Ano começou e a Associação Cabeço Santo prepara-se para uma nova fase da sua existência. No Sábado, 10, foram eleitos os corpos sociais para um novo mandato de três anos. O Projecto completará 20 anos de actividade este ano, ainda que a associação tenha apenas 6. É já um longo percurso, feito de esforços mais ou menos bem sucedidos, mas sempre tendo como alvo a melhoria do estado ecológico de uma paisagem muito sacrificada no “altar” do “progresso”. Entre “”, porque “sacrifício” e “progresso” são ideias que parecem não combinar muito bem.

Uma das práticas mais antigas e mais regulares na história do projecto é o apelo ao voluntariado, consubstanciado em jornadas voluntárias abertas ao público ao longo de todas as Estações do ano. Depois de quase 20 anos, a dinâmica destas acções parece esmorecer, quem sabe, como consequência do próprio “progresso”. Ainda assim e para já decidimos mantê-las com a regularidade de quase sempre (quinzenalmente), também tendo em conta que uma ou outra acaba por não se realizar por motivos meteorológicos.

Por isso, com o início do ano, anunciamos também a realização das Jornadas Voluntárias de Inverno, agendadas para as seguintes datas:

17 e 31 de Janeiro
14 e 28 de Fevereiro
14 de Março

Nestas jornadas iremos plantar árvores, algumas de retancha para substituir as que não conseguiram superar o difícil Verão passado, iremos cuidar árvores mais antigas e continuaremos o sempre necessário trabalho de controlo de invasoras. Sempre os mesmos trabalhos, é certo, mas por vezes em locais novos, como este ano, em que iniciaremos intervenções num novo local junto ao Vale de S. Francisco.

Vamos abraçar 2026? Cá nos encontraremos para o fazer em contacto com a Natureza, em comunhão com a Natureza e evoluindo com a Natureza.

O Vale de S. Francisco no Inverno

Deixe um comentário