Na manhã quente de sexta-feira, dia 5 de julho, demos início às Jornadas de Voluntariado com os “Guardiões do Cabeço Santo 2024”. ![]()
Esta iniciativa conta com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) no programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas.
Também tivemos o apoio na cedência do transporte da União de Freguesias de Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão. ![]()
Este ano temos uma abordagem diferente, com base na Sintropia, uma forma de regenerar a Natureza, também Humana. Por isso, escolhemos a sombra para refletir e intervir. Alguns dos voluntários já estiveram no ano passado, pelo que estranharam a mudança de perspetiva e atuação, principalmente na abordagem às acácias e ao que estamos habituados a chamar de terreno “sujo”. A maior parte já tem contacto com a Natureza e, para muitos, esta abordagem começa a fazer sentido. ![]()
Começámos por criar ninhos à volta das pequenas árvores e arbustos germinados espontaneamente, utilizando os recursos disponíveis: paus que estavam amontoados para delimitar o ninho e para assinalar as pequenas árvores com estacas, e colocar matéria orgânica no meio para proteger e enriquecer o solo. ![]()
Estamos todos a aprender a olhar para Todos os Seres Vivos como parte integrante da Teia da Vida, da qual fazemos parte.” ![]()
Fátima Saraiva, Théodora Lopez e Jorge Morais









