As jornadas voluntárias de Inverno

As jornadas voluntárias de Inverno iniciaram-se logo em 6 de Janeiro. Apenas com a manhã disponível, uma pequena equipa de 3 voluntários cortou mimosas e eucaliptos, semeou bolotas de sobreiro e cuidou das árvores instaladas no Cabeço da Lavandeira.

Vista do vale do Ribeiro de Belazaima, desde o Cabeço da Lavandeira
Tempo de cogumelos!
Cuidado de um carvalho plantado há apenas 4 anos
Dois dos três voluntários do dia

A jornada de 20 de Janeiro foi bem mais participada. Um generoso grupo de voluntários realizou trabalhos na margem norte da represa de rega do Ribeiro de Belazaima, entre o Cabeço da Gorda e a Corga do Ervedal. Continuou a sementeira de bolotas de sobreiro, mas o trabalho mais volumoso aqui realizado foi a queima de sobrantes de mimosas cortadas ao longo de 2023 e cuja presença em encostas inclinadas em muito dificultaria a realização de trabalhos futuros. Usufruindo de um dia seco mas frio, este trabalho prolongou-se por todo o dia e deixou esta área em muito melhores condições para a continuação dos trabalhos.

Queima de sobrantes
Bolotas de sobreiro
Bolota em germinação
Sementeira
Sementeira
A represa do Ribeiro de Belazaima
A equipa do dia

A jornada de 3 de Fevereiro também teve uma participação reduzida – 3 voluntários – mas os trabalhos foram volumosos. De manhã realizaram-se numa encosta da Fonte do Porco, com corte selectivo de matagal, corte de rebentos de eucalipto e sementeira de bolotas de sobreiro. À tarde voltámos ao Cabeço da Lavandeira, praticamente para continuar os trabalhos de 6 de Janeiro, agora cortando também silvados e matagal, mas continuando a semear bolotas, a cortar rebentos de eucalipto e mimosa e a cuidar das árvores instaladas. A urze vermelha, já em flor, destacava-se nesta paisagem, onde os trabalhos de recuperação decorrem desde há c. de 5 anos.

Perspectiva de um recanto da Fonte do Porco
Corte selectivo de matagal com moto-roçadora
Cuidando de uma árvore
Luminoso loureiro
Vista para Belazaima (do Cabeço da Lavandeira)
Pequena pausa nos trabalhos
Urze vermelha em flor no Cabeço da Lavandeira
Carvalho após cuidados
Momento de contemplação
Equipa do dia

A 17 de Fevereiro realizou-se uma jornada também bastante participada em que os trabalhos tiveram duas vertentes: de manhã plantaram-se árvores numa pequena parcela recentemente cortada dos grandes eucaliptos e mimosas que a ocupavam, tendo-se ainda cortado algumas mimosas remanescentes em situação difícil. Esta parcela situa-se entre a Benfeita e a Várzea-de-Além (Belazaima), a jusante do pequeno Vale da Estrela. À tarde subiu-se este vale para cortar mimosas e eucaliptos e ainda cuidar das árvores autóctones. Aqui a principal dificuldade foi remover as árvores exóticas sem dano para as que se pretendiam conservar, o que obrigou a operações “especializadas” (desramação prévia, orientação com cordas), o que foi plenamente conseguido. Esta parcela está em recuperação desde 2018.

Iniciando a plantação
Continuando a plantação
Continuando a plantação
Continuando a plantação
Moinhos do “Moinho Novo”
Represa dos Moinhos
Já no Vale da Estrela
Descascando mimosas
Trabalhos em conclusão no Vale da Estrela
Equipa do dia

A 16 de Março e depois de uma jornada que teve de ser cancelada devido à chuva, realizaram-se trabalhos de plantação de árvores numa parcela que se prevê ser adquirida pela Associação Cabeço Santo na zona da Ribeira do Tojo, integrada na Estação da Biodiversidade. Esta parcela, que faz parte do “corredor ribeirinho” da Ribeira do Tojo, não pôde ser incluída quando esse “corredor” foi criado, em 2009, permanecendo com grandes mimosas durante os últimos 14 anos, mimosas que frequentemente caíam sobre as vizinhas autóctones, fazendo estragos. “Limpo” dessas mimosas em 2023 e tendo sido possível chegar a acordo com o proprietário, essa parcela ficou disponível para ser incluída na área de intervenção. É certo que ainda irá requerer volumosos trabalhos, pois as mimosas não se deixam “abater” com um simples corte, mas pelo menos as novas árvores ficaram já no terreno. Foi deixada livre uma faixa ribeirinha, onde, no dia 21/3 ainda decorreria uma acção de plantação adicional realizada no âmbito de um apoio da Abimota à ACS, e na qual participaram elementos daquela entidade.

Chegada ao terreno
Perspectiva da parcela a plantar
Árvores a plantar
Plantação em curso
Plantação em curso
Observação de uma cobra na visita à Estação da Biodiversidade
Carvalhal do Cambedo
Equipa do dia

E assim aconteceram os trabalhos de Inverno de 2024, um Inverno quente mas chuvoso, e sobretudo com flutuações grandes da temperatura diária. No dia 24 de Janeiro bateu-se o record de temperatura máxima para Janeiro, pelo menos desde o início do funcionamento da estação meteorológica da Quinta das Tílias, em 2018: quase 26ºC. Era a onda de calor que marcou este Inverno, e que se prolongaria até à primeira semana de Fevereiro, sempre com temperaturas máximas entre os 20 e os 25ºC. Mas só entre Janeiro e Fevereiro caíram 470 l/m2, e o Inverno foi sem dúvida o mais chuvoso dos últimos anos.

Temperaturas de Janeiro em Belazaima

E assim chegámos à Primavera! A Estação das flores está aí, e, depois de uns dias invulgarmente quentes, voltou o frio e a chuva. As jornadas de Primavera iniciam-se em breve e o calendário será anunciado já a seguir.

One Reply to “”

  1. Parabéns pelo trabalho das jornadas de Inverno.

    deixo uma nota: a ‘cobra’ que referem é na realidade uma víbora (Víbora-cornuda)!!!

Deixe um comentário