Jornada do Dia Mundial do Ambiente

A jornada do Dia Mundial do Ambiente, a 5 de Junho, foi participada por 5 voluntários, dispostos a dignificar o dia. Infelizmente, por alguma desatenção, a Associação Cabeço Santo não chegou a registar a sua participação na semana ibérica dedicada às espécies invasoras, mas poderia tê-lo feito sem alterar em nada o seu programa, já que as espécies invasoras são uma constante do seu trabalho. Assim, se na jornada de visita, verificámos a presença de galhas de “trichi” na acácia de espigas e atravessámos densos acaciais de mimosas, desta vez o “menu” teve corte e arranque de mimosas, uvas-dos-tintureiros e eucaliptos. Este, é claro, não considerado oficialmente como espécie invasora, mas que realmente, em sentido lato, o é…

A manhã foi passada no Cabeço da Lavandeira, uma encosta bastante inclinada, voltada para a aldeia de Belazaima do Chão. Por aqui já se tinham feito sementeiras e plantações e por isso um dos trabalhos a realizar era a demarcação das plantas autóctones ainda pequenas, com a prestação de algum cuidado de que necessitassem (poda, arranque de plantas concorrentes…). O outro trabalho era o corte ou arranque de espécies indesejadas: os eucaliptos, que aqui já estão numa fase avançada de desvitalização, e as uvas dos tintureiros, que aqui apareceram com significativa expressão. A presença abundante das plantas autóctones manteve o entusiasmo em alta, não obstante as dificuldades de locomoção pelo terreno e o sol de Junho, que foi aquecendo os corpos ao longo da manhã…

A encosta da Lavandeira, onde os trabalhos de reconversão do eucaliptal se iniciaram em 2019
Carvalhos como este, junto a uma velha toiça de eucalipto, têm provavelmente origem na bolotada de 2019/20
Castanheiros como este têm provavelmente origem em toiças já instaladas, de árvores previamente existentes cuja parte aérea foi destruída durante o abate do eucaliptal
Belo exemplar de carvalho de origem seminal, ainda entre as ramadas de eucalipto aqui deixadas em 2019
As uvas-dos-tintureiros instalaram-se com força em alguns locais
As flores de plantas herbáceas não são abundantes por aqui, por isso esta merece o destaque.
Corte de rebentos de eucalipto, que já estão aqui numa fase avançada de desvitalização…
… embora em alguns locais não pareça.
Esta zona tem ainda muitos eucaliptos com origem na disseminação de origem seminal posterior ao incêndio de 2005…
… não obstante, muitos ainda se arrancam com certa facilidade, porque desenvolveram raízes superficiais.
Corte de eucalipto com aplicação localizada de herbicida na superfície de corte e demarcação de plantas autóctones com estacas de bambu.
Momento de contemplação!
Este carvalho foi plantado em 2020! Deve ter sido particularmente sortudo! Ou tem mais pressa do que nós?!
Este foi plantado, mas já em 2021.

O almoço fez-se numa boa sombra dos carvalhos da Fonte do Porco, ali perto, bem como o mais estendido relaxamento que o tempo de (quase) Verão aconselha.

À tarde a equipa deslocou-se ao Lousadelo, uma encosta com características idênticas às da Lavandeira (muito inclinada, mas agora voltada para a represa), e aliás com o mesmo historial e passado de intervenção, mas aqui com mais eucaliptos e mimosas do que na Lavandeira. Já tínhamos trabalhado aqui numa jornada anterior. Deste modo, os trabalhos não foram muito diferentes dos da manhã. Mas aqui a área é mais extensa.

A tarde passou-se no Lousadelo, mas numa área com o mesmo historial da da manhã (início de reconversão do eucaliptal em 2019)…
…Mas aqui ainda com mais eucaliptos e mimosas do que na Lavandeira
Aqui a podadora a gasolina não teve descanso.

Os trabalhos prolongaram-se até às 19 horas, para aproveitar a frescura do final do dia. Apesar do pequeno número de voluntários, tinha sido uma jornada muito produtiva. Agradecimentos ao Ian pelas suas fotos.

A equipa do dia com alguma dificuldade em olhar para a câmara, mesmo à frente do sol do final de tarde!

A próxima é já a última jornada da Primavera. A Primavera passa sempre depressa! Vamos despedir-nos dela com uma grande “Jornada do Solstício”? Até lá!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s