QUARTA, 28 DE OUTUBRO, 18:30
Sessão virtual através do JITSI. Sem necessidade de nenhuma instalação prévia. É só entrarem neste link: https://meet.jit.si/aliancafloresta e seguir as instruções.
O JITSI é uma aplicação de utilização gratuita sem limite de tempo nem de participantes.
Organização da sessão: Aliança pela Floresta Autóctone
Objetivo: partilhar experiências de introdução de floresta autóctone e impulsionar outras iniciativas similares.
Com a presença de: Fernando Leão do Projeto Cabeço Santo (Águeda) e Manuel Malva da Associação Milvoz (Coimbra), que partilharão connosco as suas experiências de conservação e instalação de espécies vegetais autóctones.
TEMAS E MINUTAGEM
18:30 Abertura – coordenadores da Aliança pela Floresta Autóctone
18:40 Fernando Leão – Cabeço Santo: do Projeto à Associação
18:55 Manuel Malva – Associação Milvoz e Bio-Reserva de Almalaguês
19.10 Debate, questões e perspetivas de cooperação e enraizamento local.
20.00 Encerramento
OS ORADORES CONVIDADOS
Fernando Leão é Biólogo, licenciado pela Universidade de Aveiro em 1997, com especialização em gestão de recursos biológicos pela Universidade de Évora em 2000. Com 20 anos de experiência como consultor ambiental e envolvimento ativo em organizações cívicas de índole ambiental e profissional, autor e co-autor de múltiplas publicações.
Manuel Malva licenciou-se em Biologia em Coimbra, e dedica-se também à fotografia de natureza desde os 7 anos de idade. Seguiu e fotografou durante um ano uma família de ginetas, mamífero carnívoro já raro em Portugal. Em 2019, foi co-fundador, com um grupo de amigos, da MilVoz – Associação de Conservação da Natureza.
AS EXPERIÊNCIAS A APRESENTAR E DEBATER
Inicialmente um projeto há muito firmado de uma associação de conservação da natureza, a Associação Cabeço Santo – Recuperação Ecológica e Paisagística, fundada em 2019, dedica-se àrecuperação de áreas ecologicamente degradadas pela exploração florestal desadequada de espécies exóticas e pela expansão de espécies invasoras, promovendo o valor ecológico e paisagístico dessas áreas através da recuperação e da instalação de espécies da flora autóctone e da remoção de espécies exóticas. in https://ecosanto.com/
A MilVoz – Associação de Conservação da Natureza foi criada em 2019 por um conjunto de cidadãos que partilham as mesmas preocupações ambientais. Um dos principais objetivos da associação é a criação de uma rede local de Bio-Reservas na região de Coimbra, espaços naturais onde desenvolve educação ambiental, envolvendo a população e transmitindo conhecimentos com vista à protecção e conservação da biodiversidade. A Bio-Reserva Senhora da Alegria (Almalaguês) foi o primeiro espaço adquirido pela MilVoz, uma floresta nativa cheia de vida enquadrada numa encosta singular, onde podemos testemunhar de forma direta o poder da preservação da natureza! in https://www.facebook.com/MilVozNatureza/
ORGANIZAÇÃO
Aliança pela Floresta Autóctone https://florestautoctone.webnode.pt