A jornada voluntária de 18 de Fevereiro foi inteiramente dedicada ao cuidado das árvores da zona ribeirinha a montante do Feridouro e do Vale de S. Francisco.
Logo a seguir ao vale, existiam algumas parcelas agrícolas há muito abandonadas, ainda que plantadas com eucaliptos. Quando, em 2014, esta área ficou ao cuidado da ACS, os eucaliptos foram descontinuados e os carvalhos (e outras árvores e arbustos) que já cresciam entre eles foram sendo cuidados e cresceram rapidamente nestes solos com fertilidade acima da média. Mas agora já há algum tempo que não tinham atenção e estavam a precisar: desbastes, selecção de rebentos, desramações, corte de silvado e remoção de mimosas foram alguns dos trabalhos realizados.




Algum observador atento perceberá a presença de um poste de média tensão. Com efeito, uma linha passa por aqui, a mesma que já causou alguns dissabores no passado. Aqui ainda não houve intervenção da E-Redes, que, a acontecer, seria um rude golpe nesta área de carvalhal. Nada que não tenha já acontecido noutros locais (ver aqui, com a ressalva de o aí referido D.L. já não estar em vigor, embora isso não seja impedimento para que os cortes continuem, suportados por alguma outra legislação; ver também aqui), mas que deveríamos tentar evitar, até porque as copas das árvores estão suficientemente distantes dos fios.
Ao longo do dia foi-se avançando para montante, embora sem cobrir toda a largura desta faixa ribeirinha. Nalgumas partes as mimosas ainda abundam, mas é difícil chegar até elas devido ao silvado e outra vegetação sub-arbustiva. Por outro lado, muitas destas áreas são bastante declivosas e o necessário trabalho de moto-roçadora não é propriamente fácil.



Estes trabalhos seriam posteriormente continuados numa jornada com os voluntários do Centro de Juventude de Águeda, no dia 3 de Março. Nesta jornada ainda aconteceu também a plantação de árvores, cerca de 100 plantadas na zona da Chousa, numa acção em parceria com a Associação Quercus com o patrocínio da empresa Streetsnaut Lda, na qual participaram também os voluntários do CJA.




No dia 4 de Março realizou-se mais uma jornada voluntária do calendário previsto. Foram apenas quatro voluntários que, de manhã, trabalharam numa várzea da Chousa, uma antiga parcela agrícola que foi plantada com choupos e cerejeiras ainda antes de ficar ao cuidado da ACS. Os choupos, provavelmente um híbrido frequentemente plantado, não são uma espécie autóctone, mas, dado o porte elevado que já apresentam, serão poupados. Contudo, pelo menos um desbaste era absolutamente necessário, e foi o que foi feito.




À tarde os voluntários ainda deram um início simbólico à plantação de arbustos numa área do Valinho Turdo dizimada pela E-Redes, mas o tempo já era pouco porque se realizava a Assembleia Geral Ordinária da ACS. A propósito, os respectivos documentos serão em breve disponibilizados neste sítio da internet.

Digna de nota, mas que já não é novidade para quem segue as redes sociais, foi a entrada ao serviço da nova estagiária da ACS, a Sofia Gorgulho. Bem-vinda!

Finalmente, no dia 10 de Março duas voluntárias do CJA ajudaram na continuação e conclusão da plantação com arbustos da área do Valinho Turdo acima referida.



Agradecimentos a todos os participantes em nesta série bem preenchida de trabalhos voluntários. A última jornada do Inverno já se avizinha. Última oportunidade no Inverno para uma jornada, este ano!