Patrocínio

Um patrocínio é um apoio plurianual ao projecto concedido por uma empresa ou outra organização. Não tem necessariamente de ter um valor pré-fixado, pois pode por exemplo ser função dos resultados operacionais de uma empresa em cada ano. Mesmo assim, é uma forma de apoio de grande valia, porque contribui para uma certa estabilidade e previsibilidade do orçamento disponível em cada ano.

Esta forma de apoio é compensada pela associação por uma maior visibilidade proporcionada à entidade apoiante, tendo em conta também a expressão do apoio concedido face à dimensão da entidade e à sua natureza (empresa, entidade pública).

Em Setembro de 2021, é o seguinte o ponto de situação quanto a esta forma de apoio ao projecto:

Empresariais:

Espaço Talassa

Esta empresa dos Açores, operando na área da observação de cetácios, foi ao longo dos anos o mais regular e comprometido apoio empresarial ao projecto, mas desde 2020 viu-se a braços com  dois grandes desafios: primeiro o inesperado e prematuro falecimento do seu principal cuidador, o Serge Viallelle, e depois a pandemia, que afectou duramente o sector do turismo, principal fonte de clientes da empresa. Deste modo, nos últimos dois anos, não foi possível à empresa proporcionar qualquer contribuição. Mas os contactos que temos mantido são animadores quanto à possibilidade de o Espaço Talassa continuar a apoiar o projecto no futuro, e logo que seja possível.

Critec

A Critec tem continuado a manifestar disponibilidade para a prestação de serviços na área do design gráfico, sempre que necessário, e na medida das suas disponibilidades.

Públicos:

Câmara Municipal de Águeda

Não obstante várias tentativas para obter da Câmara Municipal alguma resposta quanto à continuidade do protocolo anteriormente existente, tal resposta ainda não surgiu. Continuaremos a tentar.

Associações:

Associação Florestal do Baixo Vouga

Até ao momento não foi possível reanimar o protocolo anteriormente existente.

Como se constata pela descrição acima, de momento a Associação Cabeço Santo não pode contar de forma continuada senão com os seus próprios recursos, pelo menos financeiramente, o que muito limita a sua capacidade de intervenção. Contou, contudo, no seu primeiro ano, com apoios pontuais, que nesta circunstância assumem particular relevância.