Apoio indexado à plantação de árvores

Empresas ou outras organizações mostram-se frequentemente interessadas em apoiar a plantação de um certo número de árvores. É uma forma de apoio que tem o valor simbólico de poder ser referenciada à plantação dessas árvores, para as quais se estabelece um certo valor, tipicamente 3 euro. Adicionalmente, a organização envolvida promove a participação de um grupo de colaboradores na plantação de algumas dessas árvores, o que pode contribuir para acordar algumas consciências…

De um ponto de vista prático, esta não é a forma de contribuir que consideramos preferencial. As razões para isso são várias, mas podemos referir que a plantação de árvores, por importante que seja, é só uma pequena parte do esforço associado à recuperação de uma paisagem. Esse esforço pode envolver coisas como sacha, desramação, rega, trituração de matagal em torno da árvore plantada, mas também sementeira, ajuda à regeneração natural, remoção de exóticas e invasoras, medidas de apoio à fauna… tudo coisas que não se reflectem facilmente no valor associado à plantação de uma árvore.

Apesar disso, e reconhecendo a “popularidade” desta forma de apoio, naturalmente que não a enjeitamos quando o interesse nela é explicitamente manifestado.